Com uma abordagem lúdica e criativa, o espetáculo teatral “Guardiões da Floresta” — produzido pela Mercúrio Cultural e que conta com patrocínio da BP Bunge Bioenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Think Projetos — explora a temática da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. A peça, direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, alunos de escolas municipais e estaduais, se passa no futuro, em um mundo onde não existem mais florestas e as pessoas têm que lidar com a escassez de recursos essenciais para sobrevivência, como a água, energia e alimentos.
O objetivo do espetáculo — que será apresentado no mês de outubro nas cidades de Fronteira (MG), Orindiúva (SP), Ouroeste (SP) e Paulo de Faria (SP) — é transportar o público para uma terra imaginária chamada Mahala, onde os elementos visuais são inspirados em animes, histórias em quadrinhos e jogos de videogame populares, para criar uma experiência visualmente cativante.
Bruno Ferian, diretor do espetáculo, destaca a importância de usar referências familiares às crianças e adolescentes para despertar o interesse pela preservação do meio ambiente. "Usamos como inspiração os jogos e outras linguagens que já fazem parte do universo das crianças e adolescentes, com o intuito de despertar de forma espontânea o interesse deste público para um assunto tão importante, que é a preservação do meio ambiente", explica.
A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia, Mara Pinheiro, compartilha que a companhia está comprometida em promover a educação ambiental como parte de suas práticas de ESG. “Assumimos a responsabilidade de sermos agentes de mudança positiva na sociedade, pois acreditamos que ao compartilhar nosso conhecimento e valores com as crianças e jovens, estamos investindo no futuro, criando uma geração mais consciente e engajada na preservação do meio ambiente", acrescentou Mara.
Ações complementares
Para fortalecer a mensagem de preservação e conscientização ambiental, será distribuído um livro em formato de HQ com a história da peça, permitindo que o público continue a refletir sobre a importância das ações sustentáveis. Além disso, o projeto oferecerá a ação formativa "Backstage Pass", um encontro onde o público terá a oportunidade de conhecer os bastidores da produção teatral, incluindo a direção, cenários, figurinos e adereços. Os profissionais envolvidos na criação do espetáculo compartilharão suas técnicas e metodologias.
Para envolver ainda mais a comunidade, uma oficina sobre reutilização de materiais, intitulada "Economia Sustentável e Reciclagem Criativa", será realizada para alunos e professores. Por meio de atividades práticas, os participantes terão a oportunidade de construir objetos úteis a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis, bem como produzir materiais comercializáveis a partir de matéria-prima biodegradável.
Serviço:
Fronteira/MG
Data: 03/10
Horários: 10h e 14h30
Local: EE Professora Maria Do Carmo Pires Rosa
Endereço: Av. dos Esportes, 145 - Vila Reis, Fronteira - MG
Orindiuva/SP
Data: 04/10
Horários: 9h e 11h
Local: EM Joaquim Mendonça
Endereço: Rua Miguel Bueno Guimaraes 301, Orindiúva - SP
Ouroeste/SP
Data: 05/10
Horários: 10h e 12h30
Local: Centro de Eventos José Nubiato Filho
Endereço: Av dos Bandeirantes, s/n – Ouroeste - SP
Paulo de Faria/SP
Data: 06/10
Horários: 10h e 14h30
Local: EMEB Jose Francisco Rodrigues
Endereço: Praça Graciano Jose de Lima, 1239, Patrimonio Novo, Paulo de Faria - SP