Eunápolis, 19 de setembro de 2023 – Com o objetivo de fortalecer a estabilidade financeira de sua cadeia de fornecedores, a Veracel Celulose acaba de firmar uma parceria com a fintech Monkey que facilitará o acesso a crédito das pequenas e médias empresas que prestam serviços para a companhia. O projeto, chamado de AnteciPay Veracel, deve movimentar cerca de R$9 milhões em adiantamentos, em sua fase inicial.
Essa primeira cifra equivale a 5% do valor médio da Veracel em pagamentos mensais a fornecedores e deve ser ampliada conforme o desenvolvimento do projeto, a adesão dos participantes e as análises de risco dos bancos parceiros. Atualmente, a Veracel possui um total de 3.064 fornecedores cadastrados.
Todos os pequenos e médios parceiros da empresa são elegíveis, e o valor mínimo para entrar é de notas a partir de R$ 5,00, o que dá bastante abrangência para a participação dos fornecedores menores. Na outra ponta, bancos foram habilitados para entrar nas operações, com a garantia de pagamento dada pela Veracel.
Na prática, a iniciativa funciona da seguinte forma: após se cadastrar na plataforma da Monkey, o fornecedor poderá realizar a operação de risco sacado, que consiste na antecipação, pelo banco, dos recursos que o fornecedor receberia da Veracel somente na data de vencimento do título.
Dessa forma, o crédito é antecipado ao fornecedor, e a Veracel liquida esse pagamento com a instituição financeira. Para a companhia, o benefício se converte em um fluxo de caixa mais estável com a negociação de ampliação dos prazos de pagamentos dos serviços e compras da companhia.
Essa medida também fortalece a parceria da empresa com seus fornecedores ao honrar com os seus compromissos financeiros de maneira antecipada. O processo de cadastro é simples e, a partir do contrato social, a plataforma da Monkey levanta as informações necessárias junto à Receita Federal.
Além disso, normalmente, as pequenas e médias empresas acabam pagando juros mais elevados em operações de crédito dessa natureza e, com este modelo, há uma redução dos valores aplicados em juros e taxas, uma vez que a operação ocorre de forma semelhante a um leilão reverso de crédito, em que vence o banco que oferecer a menor taxa.
"Essa iniciativa reflete nosso compromisso em sustentar relações comerciais mutuamente benéficas com nossos fornecedores e faz parte de nosso programa de Suprimentos Sustentável, uma iniciativa que pretende entregar à sociedade uma cadeia produtiva saudável e apoiar o desenvolvimento de pessoas e instituições para ampliar a competitividade das empresas de nossa região”, destaca Rodrigo Louzada, diretor Administrativo Financeiro da Veracel.
Como mais de 50% das compras da empresa realizadas dentro do estado da Bahia, a nova iniciativa traz ainda mais benefícios para a região, ao fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos prestadores de serviço e dos comerciantes locais, especialmente os pequenos e médios. Somente em 2022, a Veracel injetou R$34,5 milhões em investimentos em compras e contratação de serviços de empresas de sua região de atuação.
"Prover a nossa plataforma para o programa de antecipações próprio da Veracel é um privilégio. O modelo de operações em nossa plataforma é uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas, proporcionando benefícios tanto para o cliente quanto para sua cadeia de suprimentos. Isso reforça nosso compromisso de aprimorar a eficiência desse mercado. Nosso foco principal, neste momento, é oferecer todo o suporte necessário para o crescimento bem-sucedido do programa, garantindo que um maior número de fornecedores da Veracel desfrute desses benefícios. Temos certeza de que será uma parceria de sucesso", comenta Gustavo Saraiva, Relationship Manager da Monkey.