O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, junto de sua comitiva cumpriram no último sábado (16) agenda em Petrolina, sertão pernambucano. Na oportunidade, o ministro esteve na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para inauguração do Agrotec-lab, unidade laboratorial para a modernização da pesquisa acadêmica e dos serviços prestados aos produtores da região.
O Agrotec-lab é fruto de uma parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que além de representar um marco na inovação e tecnologia, reflete no desenvolvimento do Vale do São Francisco, região que merece atenção especial pelo destaque na fruticultura nacional e mundial.
“Esta região demonstra a importância do investimento em inovação. É por meio da pesquisa e extensão que estamos transformando a região num oásis de prosperidade e num ecossistema inovador para os jovens cientistas”, afirmou o Fávaro.
Na comitiva do ministro, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, destacou também a importância da unidade laboratorial para o país. “Além de um importante centro de prestação de serviços para os produtores, este laboratório faz parte agora da rede de laboratório de solo do país, apoiando nosso esforço de mapear com precisão todo o solo do Brasil. A sustentabilidade se constrói com bases científicas e a Univasf é nossa referência na região”, disse.
Visita aos campos experimentais da Embrapa Semiárido
Durante os compromissos do sábado, Fávaro também conheceu o campo experimental da Embrapa Semiárido, onde foram apresentadas as mais novas tecnologias adaptadas ao território, e o projeto Pontal, onde visitou fazendas produtoras de frutas e conversou com produtores rurais.
“É uma honra e um orgulho ver o papel transformador que a nossa Embrapa tem na região. Não há um só recanto de prosperidade do sertão nordestino que não tenha recebido tecnologias da Embrapa e, nesta visita, vemos a ciência atuando na tropicalização de novas espécies, de origem do clima temperado, para trazer tantas outras oportunidades para a região”, ressaltou o ministro.
A Embrapa Semiárido é uma das 47 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa. A unidade localizada na cidade de Petrolina, tem atuação voltada para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no semiárido brasileiro, nas áreas de agropecuária dependente de chuva, agricultura irrigada e recursos naturais.
Fávaro ainda visitou a Festa do Produtor do Maria Teresa, comunidade na Zona Rural de Petrolina. Foi a primeira vez que um ministro participou do evento.