São Paulo, setembro 2023 – Neste mês de setembro, a BP Bunge Bioenergia, uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, bioeletricidade e açúcar, se uniu a dois importantes nomes do agronegócio brasileiro para uma parceria com foco no apoio ao desenvolvimento de fornecedores de cana-de-açúcar. Juntamente com a IHARA, empresa que desenvolve soluções para a proteção de cultivos contra pragas, doenças e plantas daninhas, e a Coopercitrus, uma das maiores cooperativas agrícolas do país, a companhia promoveu, nos dias 04 e 05/09, workshops de capacitação voltados a este público, ocasião que também marcou a distribuição de sete mil kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com o objetivo de fomentar a segurança destes trabalhadores no exercício de sua profissão.
Seguindo as premissas do Programa Allia, iniciativa voltada à geração de benefícios para os fornecedores que atuam no cultivo da cana em regiões em que a companhia está presente, os workshops aconteceram em duas cidades onde a BP Bunge tem unidades instaladas: Orindiúva (SP) e Frutal (MG).
Em Orindiúva, a atividade aconteceu no dia 04/09, e contou com a participação de associados da Oricana - Associação dos Fornecedores de Cana da Região. Já a ação em Frutal, no dia 05/09, teve a presença dos associados da Aprovale – Associação dos Produtores de Cana do Vale do Rio Grande. Mais de 40 fornecedores de cana participaram da iniciativa, que proporcionou um espaço de troca de conhecimentos sobre o uso dos equipamentos de segurança, aplicação de defensivos, manejo de cana e oportunidades de melhoria em processos do dia a dia dos trabalhadores.
A distribuição dos sete mil kits EPIs teve seu início nos workshops e seguirá, até o final de setembro, em seis pontos de entrega estrategicamente selecionados pela Coopercitrus nestas regiões. Como parte do processo para receber os kits, os associados que estiveram nos workshops fizeram doações de alimentos não perecíveis que serão distribuídos na comunidade local.
“Por meio dessa ação reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o desenvolvimento sustentável, demonstrando uma preocupação genuína com nossos parceiros e as comunidades em que atuamos”, comenta Marcelo Annes, Superintendente de Originação da BP Bunge.
"É de suma importância esse tipo de iniciativa para que os profissionais agrícolas possam executar a sua missão com segurança. E a IHARA, por meio do programa Cultivida, orienta e estimula os agricultores a utilizarem corretamente os defensivos agrícolas, tendo como foco principal a boas práticas agrícolas por meio da utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual)”, ressalta Andrea Rodrigues, Gerente de Assuntos Regulatórios da IHARA.