A campanha publicitária do Plano Safra 2023/2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, mostra que o Brasil está em outro momento e já pode se apresentar ao mundo como um país de produção sustentável. Criada pela agência Nova para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), a campanha está em veiculação nacional em TV, rádio, mídia exterior, jornal, revista e digital.
As peças reforçam a estratégia do governo federal de modernizar o agronegócio brasileiro com foco na agricultura de baixo carbono e com políticas de incentivo à produção sustentável, competitiva e eficiente. "O conceito criativo da campanha buscou também reforçar valores desse novo momento do agronegócio com imagens que marcam a presença das mulheres trabalhando no campo e uma trilha sonora que mistura as nossas raízes sertanejas com uma percussão moderna", afirma a redatora da Nova, Amanda Lourenço.
O objetivo do Plano Safra 2023/2024 é proporcionar as condições para que os alimentos cheguem mais baratos à mesa dos brasileiros e aos mais de 200 países que importam nossos produtos
Com as políticas de incentivo do Plano Safra 2023/2024, os produtores são estimulados a adotarem práticas mais sustentáveis e a melhorarem a produtividade sem derrubar ou queimar florestas, sinalizando para o mercado internacional que o país agora está comprometido com o tema das mudanças climáticas.
Raízes e conexões
A campanha mostra o momento de inovação pelo qual o agronegócio está passando e o quanto ele está presente na vida dos brasileiros. As peças publicitárias trazem imagens que ilustram a grandiosidade do agro brasileiro. As imagens do filme e dos anúncios exploram a tecnologia e as grandes máquinas e culturas mostrando o dinamismo e força de toda a cadeia de produção.
O comercial de 30 segundos mescla imagens de uma família preparando uma refeição farta, com cenas da agroindústria, com imagens de drone, de um grande tanque de etanol, de pesquisadora em campo e funcionários na linha de produção de cosméticos e alimentos. Outra passagem do filme mostra colheitadeiras, grãos sendo coletados e armazenados e trabalhadores vibrando com os resultados da safra.
O filme continua com uma trabalhadora fazendo o manejo do gado no pasto e produtores cultivando uma grande agrofloresta. A produtora rural aparece em destaque em toda a campanha reproduzindo outra mudança de paradigma que foi o aumento da participação das mulheres no setor.
Ao final do filme, aparecem os letreiros com as mensagens: “O maior Plano Safra da história” e “Incentivo às práticas sustentáveis”. E a locução em off arremata: “Crédito para o agro que alimenta, move, sustenta e leva o país pra frente. Plano Safra. O Brasil com força para crescer”.
A campanha tem veiculação nacional e conta ainda com spot de rádio, anúncio de revista e jornal, mídia exterior, cards digitais e banners para internet. O objetivo é impactar toda a cadeia de produção agrícola (produtores, empresas, cooperativas e tradings), órgãos públicos, ONGs, formadores de opinião e sociedade em geral.
O Plano Safra 2023/2024 busca fortalecer a produção sustentável, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotarem práticas agropecuárias mais sustentáveis. Para a agricultura empresarial (médios e grandes produtores), serão destinados R$ 364,22 bilhões para o crédito rural, valor 26,8% superior ao que foi investido no Plano Safra anterior