Com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social de crianças e adolescentes, a FMC, empresa de ciências para agricultura, criou o projeto Semeando, em Diamantino (MT). Atualmente, mais de 260 crianças, entre 6 e 12 anos, participam, no contraturno escolar, de oficinas esportivas, artísticas e musicais e, ainda, recebem acompanhamento pedagógico e refeição.
As atividades promovidas pelo programa geram a valorização das crianças, de maneira que elas se sintam pertencentes à comunidade, bem como compreendam a importância de se desenvolverem para serem o que quiserem. “Aqui, elas mudam o comportamento, passam daquela conduta traumática e violenta para a visualização da perspectiva de vida, com inclusão, cultura e informação, ferramentas essenciais para a transformação”, afirma Luis Sales, gerente comercial da FMC.
O Semeando é mantido por meio da parceria entre a FMC e a Prefeitura da cidade: “As oficinas são promovidas em um local cedido pelo município e a empresa proporciona as oficinas e ações para a comunidade. Ou seja, uma comunhão de boas ações, que resulta no desenvolvimento e resgate das vidas social e educativa dos participantes”, diz Luis.
Além das oficinas, o projeto realiza atividades anuais com os participantes, como ações de desmitificação do agronegócio, educação financeira, higiene feminina e fortalecimento das famílias.
Pé quente
Em abril, o Semeando entregou mais de 260 pares de calçados para os participantes. A iniciativa denominada como Pé Quente entregou sapatos doados pela FMC. “Precisamos de todo o apoio possível para consolidar mais oficinas multidisciplinares e conseguir atender mais crianças e por mais tempo”, finaliza Luis.