Airbus, Dassault Aviation, ONERA, o Ministério dos Transportes Francês e a Safran lançaram o primeiro estudo de voo de uma aeronave de corredor único que funciona com combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel, da sigla em inglês SAF) não misturado.
Durante o teste de voo realizado sobre a região de Toulouse em 28 de outubro, um motor CFM LEAP-1A de uma aeronave de teste Airbus A319Neo operou com 100% de SAF. Os resultados iniciais dos testes de solo e de voo são esperados para 2022.
O SAF sem misturas é fornecido pela Total Energies. Ele é feito a partir de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos (HEFA - Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), que consiste principalmente em óleo de cozinha usado, bem como outras gorduras residuais. O HEFA é feito de hidrocarbonetos parafínicos e é livre de aromáticos e enxofre. Aproximadamente 57 toneladas de SAF serão utilizados durante a campanha de testes, com produção na Normandia, perto de Le Havre, na França. O combustível de aviação sustentável também será utilizado para estudos de compatibilidade e operabilidade do motor dos Helicópteros Arrano Safran utilizados na família H160 da Airbus, que devem começar no próximo ano.
A Airbus, em colaboração com a DLR, é responsável pela caracterização e análise do impacto do combustível sustentável em solo e emissões a bordo. A Safran concentra-se nos estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação do motor para aeronaves comerciais e helicópteros, bem como sua otimização para vários tipos de combustíveis que não agridem o meio ambiente. A empresa também realizará testes de motor LEAP em solo com o SAF em seu Villaroche. A ONERA está apoiando as empresas em suas avaliações sobre a compatibilidade do combustível em relação aos sistemas das aeronaves e será responsável pela preparação, revisão e interpretação dos resultados destes testes para o impacto da matéria prima sustentável sobre as emissões e a formação de contraplacado. A Dassault Aviation está contribuindo para essa pesquisa de comparação de materiais e equipamentos, além de verificar a suscetibilidade à biocontaminação do SAF.
O estudo - conhecido como VOLCAN (sigla de "VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux", que significa voar com novos combustíveis alternativos) - contribui para os esforços globais de descarbonização, atualmente desenvolvidos em toda a indústria aeronáutica, e se beneficia de um financiamento do plano de recuperação France Relance, a parte dedicada à descarbonização da aviação, que é implementada pela DGAC (Direction générale de l'aviation civile) sob a supervisão de Jean-Baptiste Djebbari, Ministro dos Transportes da França. O objetivo final do estudo é promover a implantação e o uso em larga escala de SAF e a certificação da matéria prima 100% sustentável para uso em aeronaves de corredor único e na nova geração de jatos comerciais.