Ponsse traz primeiro forwarder elétrico do mundo para o Brasil

A máquina, utilizada para baldeio de madeira colhida da floresta para a estrada, estará em exibição durante a Expoforest 2023.

Ponsse traz primeiro forwarder

A demanda mundial por sustentabilidade e a preocupação em reduzir as emissões de gases de efeito estufa são dois fatores que afetam a produção mundial. Diante disso a Ponsse, marca finlandesa de máquinas de colheita florestal, criou o primeiro conceito de um forwarder totalmente elétrico. O PONSSE EV1 estará em exibição e operando o baldeio de madeira durante a Expoforest 2023, a maior feira dinâmica florestal do mundo.

"Durante a feira, os visitantes poderão não só ver a máquina como conferir a sua operação. Ou seja, é um conceito viável e que entra em operação na floresta. Todos os dias da feira, sempre às 12h30 e às 16h30, teremos a exibição dinâmica do PONSSE EV1", destacou o gerente executivo Comercial e de Marketing da Ponsse Brasil, Rodrigo Marangoni. 

Saiba mais sobre PONSSE EV1

Lançado há um ano, o conceito PONSSE EV1 foi desenvolvido para forwarders com capacidade de carga de 15 toneladas, a categoria mais popular da Ponsse. A máquina apresenta um trem de força totalmente eletrificado, bem como a unidade de distribuição de energia elétrica e unidade híbrida de controle da Epec. O trem de força da máquina opera integralmente com energia fornecida por bateria. 

Por sua vez, as baterias são carregadas usando um extensor de alcance que, neste estágio do desenvolvimento, é um motor de combustão. É um gerador que fornece energia para carregar as baterias, e no futuro o motor a combustão pode ser substituído por outras fontes como células de combustível, por exemplo. Esta tecnologia proporciona melhorias significativas na economia de combustível nesta categoria de tamanho. 

Expoforest 2023

A Expoforest 2023 será realizada entre os dias 9 e 11 de agosto e estima atrair mais de 30 mil visitantes. A quinta edição da Expoforest será no município de Guatapará (SP), cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto (SP). A área total da feira tem mais de 200 hectares e será dividida em duas partes: a estática, com 7,5 hectares e 1 quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares. O espaço total ainda contempla dois estacionamentos, um de 6 e outro de 2 hectares.

Soluções ideais para Brasil e América do Sul

O foco da Ponsse nesta edição da Expoforest é o mercado sul americano, com mais de 30 itens, entre equipamentos de colheita e outros produtos da marca, que estarão em exposição ao público em um estande de 300m2 de área construída. O espaço dedicado à marca fica ainda maior quando somado aos espaços adjacentes que serão ocupados pelos representantes da Ponsse no Brasil (Timber e Sotreq), totalizando 50 mil m² de área útil para exibição estática e dinâmica das soluções.

Notícias relacionadas
© Fenasoja e LS Tractor juntas celebrando os 100 anos da cultura da soja no país

Fenasoja e LS Tractor juntas celebrando os 100 anos da cultura da soja no país

© Com capacidade de plantar até 900 mudas por hora, máquinas semi-autônomas impulsionam produtividade no setor florestal

Com capacidade de plantar até 900 mudas por hora, máquinas semi-autônomas impulsionam produtividade no setor florestal

© Maior pulverizador do Brasil inicia testes na Bahia

Maior pulverizador do Brasil inicia testes na Bahia

© LS Tractor alcança a marca de 30 mil tratores entregues no mercado brasileiro

LS Tractor alcança a marca de 30 mil tratores entregues no mercado brasileiro

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook