Apesar de não ter aeroporto, Sertãozinho, no interior paulista, teve nesta manhã a aterrissagem de cinco aviões agrícolas em uma pista provisória junto ao pavilhão do Centro de Eventos Zanini – na parte oeste da cidade. Tudo por conta dos preparativos para o Congresso da Aviação agrícola do Brasil (Congresso AvAg 2023), que ocorre na próxima semana, de terça (dia 18) até a quinta-feira (20) – que terá mostras e demonstrações aéreas também com drones. O evento brasileiro é um dos maiores do mundo no setor e deve reunir empresários, pilotos, agrônomos, técnicos e outros profissionais do setor, além de produtores rurais, pesquisadores, autoridades governamentais e fornecedores do setor – do Brasil e do exterior.
O pavilhão do Centro Zanini fica na Avenida Marginal João Olézio Marques, junto à Rodovia Estadual Armando Sales Oliveira (SP-322). Lembrando que a aviação agrícola é o único ramo da aviação civil que podem utilizar pistas não homologadas pela Anac. Mas apenas para operações em campo ou para demonstrações em eventos.
Promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, o Congresso AvAg é o mais importante evento aeroagrícolas do Brasil e um dos maiores do mundo no segmento. Lembrando que o Brasil possui a segunda maior e uma das mais avançadas aviações agrícolas do mundo. Atrás apenas dos Estados Unidos e à frente da Argentina, Austrália, Canadá e outras potências do setor.
MOSTRA E DEBATES: O evento aterrissa pela terceira vez em Sertãozinho, discutindo perspectivas, desafios e estratégias para setor. Este ano com foco especialmente na comunicação com a sociedade e nas questões envolvendo os mitos sobre a atividade – tendo em vista principalmente o uso político. E na divulgação de pesquisas para atestar a segurança e eficiência da ferramenta.
Na mostra de tecnologias, equipamentos e serviços, a presença de novidades em bicos, atomizadores, sistemas DGPS (que orientam o piloto na aplicação e registram todo o trabalho em campo) e outros sistemas embarcados ou de apoio em solo. Sem falar em ferramentas digitais de gestão, simuladores de voo e serviços de manutenção, seguros e outros. Junto com startups, pesquisas e várias outras atrações para quem é ligado direta ou indiretamente ao segmento aeroagrícola.
Na parte de debates e apresentações, o Congresso AvAg 2023 terá palestras de especialistas do agro e da aviação, além de fornecedores, autoridades em gestão, comunicação, regulação e representantes de órgãos oficiais, entre outros convidados. Destaque para os minicursos pela manhã, dividindo dois horários entre os três dias de programação. Sobre os temas Gestão Financeira, Comunicação e Marketing e Gestão Jurídica da Aviação Agrícola.
PESQUISAS
O roteiro do encontro máximo da aviação agrícola brasileira (e um dos maiores do mundo) prevê ainda painéis técnicos sobre Segurança de Voo, Tecnologias de Aplicação (avião drone e helicóptero), Digitalização nas Empresas, Gestão do Tempo e os Impactos das Questões Políticas e Econômicas sobre o setor. Sem falar no Congresso Científico da Aviação Agrícola, que este ano tem nada menos do que 12 trabalhos na disputa pelos R$ 6 mil em prêmios para as melhores pesquisas, mais a Menção Honrosa para o destaque em Inovação.