Pesquisadores exploram estratégias para transformar CO2 em produtos de valor para a indústria

Um dos objetivos do estudo, é reduzir a emissão atmosférica do gás de efeito

Pesquisadores exploram estrat�

– Estudo conduzido por grupos do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) explora métodos que promovam a reutilização ou a conversão de dióxido de carbono (CO2) em compostos químicos de valor agregado.

O objetivo do trabalho, descrito no Journal of Photochemistry & Photobiology A: Chemistry, foi buscar alternativas para reduzir a emissão desse gás de efeito estufa na atmosfera por meio da mimetização de processos naturais, como a fotossíntese.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já o CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado por FAPESP e Shell.

Diante do desafio, os pesquisadores adicionaram pequenas quantidades de óxido de cobre a um semicondutor composto por vanadato de bismuto e óxido de bismuto. E observaram variados efeitos positivos no que diz respeito à redução fotoquímica de CO2. O uso do óxido melhorou a transferência de carga, mitigou a recombinação de carga, aumentou a absorção de luz visível e a produção de acetona e metanol.

Segundo Lucia Mascaro, autora sênior do artigo e pesquisadora do CDMF e do CINE, o método permite capturar o CO2 em grande quantidade no momento em que é produzido, como durante a extração de petróleo ou a produção de aço e hidrogênio. E, com o uso do fotocatalisador, é possível transformar esse gás em outra molécula orgânica, que pode ser um combustível ou outro produto com valor agregado.

A acetona, por exemplo, é muito utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes, na extração de óleos, na fabricação de fármacos, na indústria de explosivos e como produto inicial de sínteses químicas, entre outras aplicações. Já o metanol pode ser empregado como solvente na indústria farmacêutica, usado como combustível em carros e aviões, aplicado na produção de biodiesel e de plásticos, bem como na extração de produtos de origem animal e vegetal.


O artigo Contribution of CuO on lamellar BiVO4/Bi2O3-based semiconductor for photoconversion of CO2 está disponível em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1010603023003660.


* Com informações do CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP. 


Fonte: Fapesp

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas
© Centro vai desenvolver soluções para produzir energia renovável e processos de baixo carbono

Centro vai desenvolver soluções para produzir energia renovável e processos de baixo carbono

© Lucro líquido do CTC tem crescimento de 22,7%, alcançando R$ 48 milhões no 2T25

Lucro líquido do CTC tem crescimento de 22,7%, alcançando R$ 48 milhões no 2T25

© Entra em operação na USP a primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo

Entra em operação na USP a primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo

© Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook