Neste sábado, dia 1º de julho de 2023, se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que é tradicionalmente celebrado no primeiro sábado do mês de julho. Instituída em 1923 pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a data tem o objetivo de celebrar a união dos povos envolvidos neste modelo solidário de desenvolvimento e negócios. Nascido na Inglaterra durante o século XIX, o cooperativismo surgiu como uma alternativa econômica para pequenos tecelões atuarem no mercado e a organização do grupo foi tão bem-sucedida que acabou se tornando exemplo, devido ao seu sucesso desde o início, sendo estendido para outros segmentos como agropecuária, crédito, transporte, consumo, infraestrutura, saúde e trabalho.
Para entender sobre os diferenciais da organização social em cooperativas, conversamos com o Engº Gelásio Gomes, Presidente do Conselho Administrativo da CredCrea, Cooperativa de Crédito, que atua há 19 anos junto a Engenheiros, Arquitetos e Profissionais da área de Tecnologia e trouxemos um pouco de história e um compilado das principais vantagens do formato para o crescimento econômico, social e profissional dos associados.
Quase 200 anos depois da criação da primeira cooperativa, o formato de organização social em prol dos associados mantém suas características seguindo os valores cooperativistas da ajuda mútua, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, honestidade, transparência e responsabilidade social. Em relação às Cooperativas de Crédito, hoje mais de 800 instituições estão estabelecidas no país e regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, organizando-se em três níveis: as singulares, que realizam as operações diretamente com os cooperados; as centrais, que prestam serviços às suas filiadas; e as confederações de centrais, conhecidas como sistemas cooperativos, que buscam economia e ganho de escala às suas associadas. Essas instituições oferecem os mesmos tipos de produtos e serviços que um banco tradicional, mas com diferenças significativas que acabam se tornando vantagens competitivas. A principal diferença está no controle societário: enquanto nos bancos o voto é proporcional à participação societária, nas cooperativas cada cooperado tem direito a um voto nas assembleias, independentemente do valor de sua participação no capital. Além disso, os cooperados são usuários dos serviços da cooperativa e ao mesmo tempo são donos do negócio, participando da gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.
Exemplo disso é a CredCrea, considerada atualmente a maior Cooperativa de Crédito segmentada em número de associados no Brasil. Com 21 Postos de Atendimento e Relacionamento em cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do atendimento digital em todo o território nacional. A Cooperativa é filiada ao Sistema Ailos e tem por objetivo oferecer soluções financeiras completas com condições atrativas e diferenciadas aos seus cooperados. Para o Engº. Gelásio Gomes, Presidente do Conselho Administrativo da CredCrea, outro grande diferencial está na especialidade do público para o qual a cooperativa pode atuar como, por exemplo, Engenheiros e Arquitetos.
“Em Cooperativas de Crédito segmentadas, as soluções financeiras são desenvolvidas pensando em necessidades específicas dos profissionais atendidos e abrangem crédito pessoal, crédito para geração de energia, aquisição de imóveis ou construção/locação, aquisição da plataforma BIM; seguros como o de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) e Responsabilidade Civil Obras (RC Obras); consórcios para aquisição de maquinários ou drones entre outros” afirma o Engº Gelásio.
Para além destes serviços, as cooperativas também oferecem produtos tradicionais como financiamentos, investimentos, cartão de crédito, previdência, Pix, conta corrente, cheque, limites rotativos e outros.
O desenvolvimento pessoal e profissional também é estimulado quando os profissionais se vinculam às Cooperativas de Crédito. Seguindo um dos princípios cooperativistas — o da Educação, Formação e Informação — são disponibilizados centenas de cursos gratuitos de conhecimentos gerais e/ou exclusivos para o segmento profissional através de plataformas EAD, assim como realizadas outras iniciativas, como subsídio de projetos customizados de consultoria e desenvolvimento de negócios para Micro e Pequenas Empresas, qualificando os profissionais com conteúdos que envolvem Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Empreendedorismo, Planejamento, Produtividade e Qualidade, Legislação, Finanças, Contabilidade e Serviços Financeiros.