São Paulo, 22 de Junho de 2023 - A Ferrero - grupo italiano dono das marcas Ferrero Rocher®, Kinder®, Nutella® e Tic Tac® - divulgou nesta quarta-feira (21) uma atualização de suas principais ações para alcançar os objetivos e metas em prol da sustentabilidade. O progresso está documentado no 14º Relatório de Sustentabilidade do Grupo, que destaca as atividades conduzidas durante o exercício de 2021/22, divididas em quatro pilares chave de atuação: proteção do meio ambiente, fornecimento sustentável de matérias primas, promoção do consumo responsável e empoderamento de pessoas.
"O ano fiscal foi particularmente desafiador – as cadeias de suprimentos foram interrompidas, os custos de energia aumentaram e a inflação cresceu junto com o custo das matérias-primas", disse Giovanni Ferrero, Executive Chairman do Grupo Ferrero. "Mesmo diante desses desafios, a Ferrero não apenas conseguiu crescer, mas também assegurar forte progresso em várias de nossas metas de sustentabilidade – e, em alguns casos, superá-las", acrescentou.
Como parte da Ferrero Farming Values (FFV), uma estrutura transversal entre commodities, o Grupo está comprometido em apoiar e melhorar o fornecimento sustentável de seus ingredientes, assim como compartilhar conhecimento em toda a cadeia de valor. Em 2021/22, o programa FFV ajudou a oferecer treinamento individual para 32% dos produtores de cacau no planejamento agrícola e empresarial, enquanto 155 mil produtores de cacau participaram de treinamentos em grupo. O relatório de sustentabilidade também detalha como o Grupo agora alcança a rastreabilidade ao nível da fazenda em mais de 96% de seu volume de fornecimento de cacau. Além disso, a companhia informou que 82% de todo o volume de cacau foi proveniente de grupos dedicados de agricultores apoiados pela Ferrero. O Grupo ainda alcançou a rastreabilidade geral de 79% de todas as avelãs adquiridas.
Outros destaques do Relatório de Progresso em Sustentabilidade do Grupo Ferrero incluem:
- 92% da eletricidade global da empresa agora provêm de fontes renováveis – contra 84% no ano passado;
- 100% do óleo de palma segregado é certificado RSPO, sendo 99,95% rastreável, em 146 moinhos e 722 plantações. O modelo de segregação garante que o óleo de palma sustentável seja mantido separado das plantações e fazendas e, ao longo de toda a cadeia de suprimentos, com o Grupo sendo uma das primeiras empresas globais a obter óleo de palma segregado100% certificado RSPO (desde 2015);
- A conclusão do plano de quatro anos da Cocoa and Forest Initiative (CFI) da Ferrero, com a maioria das metas cumpridas ou mesmo superadas, também inclui mais de 170 mil agricultores agora alistados no Programa de Cacau Ferrero, entre os quais 161 mil (95%) foram mapeados em 2021/22, superando a meta inicial de 153 mil;
- A publicação do primeiro Relatório de Direitos Humanos da empresa no final de 2021. O relatório reúne 10 das questões de direitos humanos mais importantes em todas as cadeias de valor – independentemente do produto ou da origem – e mostra como a Ferrero está trabalhando para abordar essas questões.
"Em cada um dos quatro pilares principais de nossa estrutura de sustentabilidade, o relatório mostra que fizemos um forte progresso em direção aos objetivos que estabelecemos", disse Lapo Civiletti, Chief Executive Officer do Grupo Ferrero. "Apesar do ambiente econômico e geopolítico desafiador, o Grupo aumentou os investimentos para continuar garantindo altos níveis de qualidade, frescor e segurança em todos os nossos produtos, enquanto reduzimos nosso impacto ambiental."
Você pode ler mais sobre o Relatório de Sustentabilidade da Ferrero aqui [LINK].