A uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, recebeu a recomendação para certificação Halal em sua produção de açúcar cristal, triturado, refinado, demerara e rúbia. A certificação atesta que estes alimentos são produzidos de acordo com requisitos legais e critérios da jurisprudência islâmica (Shariah), sendo de procedência confiável e aptos para o mercado de consumidores muçulmanos.
O coordenador de Sustentabilidade da uisa, Luiz Carlos Machado Filho, destacou a importância do selo para atendimento à população muçulmana. “O certificado Halal reforça a qualidade dos nossos produtos e estabelece uma relação de confiança com esses consumidores, uma vez que respeitamos as tradições e cultura mulçumana em nossos processos. Cumprimos as exigências e asseguramos que o açúcar fabricado pela uisa é lícito para consumo, sendo isento de produtos considerados proibidos aos muçulmanos. A comunidade islâmica terá acesso aos produtos da uisa com a devida garantia Halal no Brasil e, em outros países da América do Sul”, relatou o coordenador.
A auditoria externa, conduzida pelo organismo certificador Fambras Halal, analisou os processos de produção do açúcar, matérias-primas, insumos, embalagens, armazenamento, controle de qualidade, transporte, entre outros itens de acordo com os valores da religião islâmica, normas sanitárias, boas práticas de segurança de alimentos, ambientais, sociais, entre outros requisitos legais.
De acordo com as práticas religiosas islâmicas, o Alcorão (livro sagrado) lista alimentos proibidos para consumo, a exemplo de bebidas alcoólicas, derivados de suíno, sangue de animais entre outras matérias-primas, insumos e processos considerados não lícitos (Haram). Além de considerar boas práticas socioambientais.
Atualmente a comunidade islâmica corresponde a cerca de 22% da população mundial, em torno de 1,6 bilhão de pessoas. Estudos realizados pelo Pew Research Center estimam que até 2050 a religião tenha 2,8 bilhões de fiéis, cerca de 30% da população mundial.
O mercado de produtos com certificação Halal está em expansão, uma vez que os parâmetros atendem os consumidores muçulmanos e não muçulmanos, representando tanto as diretrizes da religião, quanto a garantia de higiene, segurança alimentar e confiabilidade.