13 empresas brasileiras do setor de máquinas e equipamentos participarão da Nampo Show, na África do Sul, nos dias 16 a 19 de maio. A ação é desenvolvida pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), com apoio da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O evento é considerado a principal feira Agro do continente africano e a segunda maior do hemisfério sul. Em 2023, tem como tema “Inovação na Agricultura" e espera atrair cerca de 80 mil visitantes.
Na ocasião, as companhias também terão a oportunidade de se conectarem com potenciais parceiros locais: uma rodada de negócios promovida pelo BMS. Para isso, uma matchmaker especializada buscou compradores que estarão presentes e demonstraram interesse em conhecer os produtos brasileiros.
“Essa dinâmica promete ser uma excelente oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas e fortalecer as relações comerciais entre os dois países. Nossa expectativa é que aconteçam cerca de 40 reuniões, que podem gerar uma estimativa de USD 3 milhões, além dos negócios realizados durante o evento. Aguardamos com entusiasmo os resultados desse encontro promissor”, destaca Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.
Brasil e África do Sul têm mantido uma boa relação comercial. Reflexo disso é o aumento de 99,3% no volume de exportações de máquinas e equipamentos, registrado em 2022. Além deste destino, outros países africanos também estão com demanda alta pelos maquinários brasileiros: segundo dados do BMS, Angola apresentou um aumento de mais de 107%, a Zâmbia teve um crescimento de 137% e Sudão foi o país que mais teve destaque, com 2045% a mais em 2022 em relação a 2021.
Diante desse cenário, as companhias Allbiom, Balanças Açores, Baldan, CASP, Cimisa, Eirene Solutions, Inroda, Kepler Weber, MagnoJet, PVT Agriculture, Reafrio, São José Industrial, TKA Cranes representarão o potencial tecnológico da nossa indústria no Pavilhão Brasil, com soluções inovadoras para o setor Agro.
"É importante ressaltar que o mercado africano é um dos que mais crescem economicamente no mundo, representando uma grande oportunidade para as empresas brasileiras. Desta forma, nossa presença na Nampo Show é fundamental para estabelecermos parcerias estratégicas", completa Paulo Guerra.
Foto divulgação: Youtube