Minas encerra safra de cana com alta de 10% na moagem

Em Minas Gerais, a área produtiva de cana chegou a 896,4 mil hectares, aumento de 5,9%.

Minas encerra safra de cana co

O clima favorável ao longo do ciclo da cana-de-açúcar contribuiu para o bom desenvolvimento e aumento da produção em Minas Gerais. De acordo com a quarta estimativa da Safra de Cana-de-açúcar 2022/23, divulgada nessa quinta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção mineira finalizou a safra com a moagem de 70,5 milhões de toneladas de cana. O volume superou em 10% o registrado na safra 2021/22. No encerramento da safra, a produção de açúcar ficou 8,6% maior, enquanto a de etanol total caiu 6,8%.

De acordo com os técnicos da Conab, a produtividade média na safra 2022/23 ficou em torno de 78,6 toneladas por hectare, rendimento 3,9% superior à média obtida na safra 2021/22.

As informações levantadas apontam que o bom regime de chuvas ocorrido nas regiões produtoras propiciou boa umidade no solo e foi fundamental para o desenvolvimento dos canaviais.

“No decorrer do ano, em alguns meses, os índices pluviométricos ficaram acima da média do esperado para a região. Com o início do inverno, houve diminuição das chuvas, situação considerada satisfatória para as lavouras, principalmente por coincidir com o período de início da colheita. Nesse período, o clima ficou seco em toda região produtora, o que propiciou o avanço da colheita, permitindo que algumas usinas encerrassem a safra antes do planejado”, explicaram os técnicos no relatório.

Ainda segundo a Conab, o clima seco também contribuiu para o aumento dos Açúcar Total Recuperável (ATR), o que melhorou a qualidade do produto final.

“O clima vem sendo um forte aliado para o aumento na produção em Minas Gerais. Além disso, a recuperação dos preços do açúcar e do etanol no mercado interno e externo serviram como incentivos aos investimentos nas lavouras”, aponta o relatório.

Em Minas Gerais, a área produtiva de cana chegou a 896,4 mil hectares, aumento de 5,9%. A produtividade, favorecida pelo clima, encerrou a safra em 78,6 toneladas por hectare, superando em 3,9% a obtida na safra anterior.

Em relação ao ATR total, foi verificada alta de 11,5% frente à safra passada, com 9,7 toneladas de Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana-de-açúcar, ante 8,7 registradas na safra anterior. O ATR é a soma total dos açúcares contidos na cana-de-açúcar e que são, efetivamente, aproveitados no processo industrial para a produção de açúcar e álcool.

Subprodutos da cana

Dentre os produtos gerados com a moagem da cana-de-açúcar na safra 2022/23, a produção de açúcar se destacou em Minas Gerais. Conforme a estimativa da Conab, as usinas do Estado fabricaram 4,5 milhões de toneladas do adoçante ante 4,14 milhões de toneladas do ano anterior. O volume ficou 8,6% maior que o da safra passada.

Já a produção de etanol ficou menor. Segundo a Conab, foram fabricados 2,6 bilhões de litros na safra 2022/23, volume que caiu 6,8% frente ao ano anterior, quando a safra chegou a 2,83 bilhões de litros.

Em nota, a Conab informou que “a redução na produção de etanol pode ser explicada pela maior destinação da produção de cana-de-açúcar para a fabricação de açúcar, que aumentou, no Estado, 8,6% em relação à safra passada, justificada pela maior demanda do adoçante, principalmente pelo mercado externo”.

A produção de etanol anidro, aquele adicionado à gasolina, chegou a 1,2 bilhão de litros, ficando 8% maior que a anterior, quando o volume chegou a 1,11 bilhão de litros.

Já a fabricação de etanol hidratado retraiu 16,3% na safra 2022/23. A produção encerrou o período em 1,43 bilhão de litros, ante os 1,7 bilhão registrados em 2021/22.


Fonte: Diário do Comércio 

Notícias relacionadas
© Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

© Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

© Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

© CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook