O Parque de Bioenergia da Raízen em Rio Brilhante (MS) foi reconhecido como campeão de produtividade agrícola do estado do Mato Grosso do Sul na safra 2022/2023, segundo o Índice IDEA, que desde 2002 é calculado com dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Um dos aspectos aferidos pelo índice que favoreceu a conquista pelo bioparque foi o TCH (tonelada de cana por hectare), que atingiu 94,70, representando um aumento de 13,70% na comparação com a safra anterior (2021/2022).
Com áreas extremamente propícias ao cultivo da cana-de-açúcar, o Mato Grosso do Sul é um importante polo para Raízen, maior produtora global de etanol da cana. Em 2021, a companhia adquiriu três bioparques no estado, localizados em Rio Brilhante e Maracaju, que se somaram à unidade de Caarapó. Esse movimento de expansão da Raízen no estado permitiu a ampliação da aplicação das melhores práticas de manejo e gestão pela companhia, incluindo avaliação do momento adequado para colheita e plantio e a modernização do plantel varietal.
“Esse excelente resultado que obtivemos em Rio Brilhante é fruto da nossa estratégia de aumento de produtividade com foco em qualidade”, destaca Ricardo Lopes, diretor Agrícola da Raízen. “O Mato Grosso do Sul é um estado onde temos uma produção estratégica e que vamos continuar investindo, sempre com boas expectativas”, acrescenta.
Iniciada em 2021, a expansão no Mato Grosso do Sul garantiu à Raízen um acréscimo de 280 mil hectares de área cultivada de cana. Para os próximos anos, o potencial de crescimento da produção da matéria-prima para a companhia no estado é estimado entre 10% e 15%. Atualmente, a Raízen gerencia uma das maiores operações agrícolas do mundo, com cerca de 1,3 milhão de hectares de área cultivada e capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana, sendo também a empresa com maior número de bioparques em operação no Mato Grosso do Sul.
A Raízen recebeu o prêmio concedido à unidade Rio Brilhante, de Campeã de Produtividade Agrícola do Brasil na safra 2022/23 no Mato Grosso do Sul, durante o 24º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo Idea em Ribeirão Preto (SP), no dia 30 de março. O objetivo dessa premiação anual é destacar resultados de produtividade e competitividade no setor sucroenergético, proporcionados pela aplicação de novas tecnologias em São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.