A preocupação da indústria têxtil brasileira com a sustentabilidade é crescente, visto que a cadeia é responsável pela emissão de cerca de 8% dos gases tóxicos que contribuem para as mudanças climáticas e a segunda mais poluidora do mundo, ficando apenas atrás da indústria petrolífera. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Constantemente as empresas buscam alternativas para continuar produzindo, mas com responsabilidade e sustentabilidade.
Recentemente a Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento, localizada em Blumenau (SC), desenvolveu um projeto de malha sustentável com fornecedor de Taiwan. Pensando nisso, a Huvispan Têxtil criou a H-Green, marca que fornece tecido de poliamida 100% reciclado.
De acordo com Douglas Wruk, gerente comercial de serviços da empresa, a Huvispan Têxtil oferecerá um serviço 100% diferenciado e exclusivo. “Com a H-Green disponibilizamos a customização da malha, produzindo o tecido e entregando 100% pronto ao cliente, ou seja, com tingimento e acabamento”, explica.
Como funciona a H Green?
Wruk esclarece que a H Green é uma nova marca agregada ao portfólio sustentável da Huvispan Têxtil. “Nosso intuito é oferecer o modelo de serviço de fabricação exclusivo e personalizado de malha sustentável aos clientes confeccionistas, baseado no modelo de negócio White Label, ou seja, uma terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído por uma empresa”.
White Label é um conceito antigo, mas que vem ganhando força nos dias atuais, revolucionando o mercado mundial. “Consiste num modelo de negócios que permite a uma empresa desenvolver e produzir seus produtos e serviços de forma customizada em um fornecedor especialista no assunto, introduzindo sua identidade e marca, sem precisar ter estrutura de desenvolvimento e produção", explica Wruk.
“A H Green possui inúmeras vantagens à indústria têxtil, entre elas a redução nos custos de desenvolvimento e produção, corte de desperdícios e sobras, maior agilidade e ganho no lead time de desenvolvimento e produção, reprodutibilidade dos lotes e maior qualidade do produto final, garantia de entrega e DNA de marca introduzido no produto”, acrescenta.
H Green e a sustentabilidade da indústria têxtil
De acordo com o relatório divulgado pela empresa Research And Markets, o crescimento do setor passou dos US$6,3 bilhões arrecadados em 2019 para US$8,2 bilhões já no ano de 2020. E entre os anos de 2025 e 2030, esse valor pode aumentar e chegar a US$15,2 bilhões.
Atualmente, a indústria têxtil busca fortemente andar de mãos dadas com a sustentabilidade. Investir em práticas e produtos sustentáveis se tornou a bola da vez para tornar a indústria cada vez mais forte e referência mundial.
Wruck, explica que o H Green é uma marca 100% sustentável, com diferenciais que buscam respeitar o meio ambiente. “Entre seus diferenciais podemos citar que a matéria prima é 100% reciclada, diferente da maioria encontrada no mercado, além de chips reciclados que são produzidos a partir de fios de nylon que seriam descartados”, informa.
“Todos sabem que a sustentabilidade é mais que uma tendência, ela é uma necessidade para a garantia de um futuro melhor. Por isso é importante as marcas estarem atentas a um consumo consciente com produtos devidamente certificados e com selos sustentáveis. A H Green nasceu a partir dessa consciência, com o intuito de oferecer soluções eficientes com tecnologia e responsabilidade ao meio ambiente”, conclui.