A represa São Lourenço, localizada na área da biorrefinaria Uisa foi o cenário para realização da 12ª edição do Projeto Doce Peixe, desenvolvido pela companhia em Nova Olímpia (MT). A iniciativa trabalha a conscientização de crianças sobre a importância da preservação ambiental e promove a soltura de peixes nativos, contribuindo com o repovoamento dos rios que compõem a bacia hidrográfica do Alto Paraguai.
Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Nova Olímpia e da Florescer Ação Social participaram do momento de conscientização ambiental e soltura dos peixes na represa. “Achei muito legal e eu adoraria vir aqui mais vezes. A gente tem que cuidar do meio ambiente. Não podemos jogar lixo no rio, senão a gente vai acabar poluindo a nossa terra e vamos ficar sem água”, relatou a estudante Kauanny Ferreira Alves, de 10 anos.
Foram soltos quatro mil alevinos (filhotes de peixes) de pacu e piraputanga, espécies nativas de peixes da bacia hidrográfica. Nos últimos anos, o Projeto Doce Peixe realizou a soltura de mais de 60 mil alevinos. As atividades de recomposição das espécies são alinhadas conforme os fatores físicos e biológicos do ecossistema aquático, considerando estudos e a legislação vigente.
A área em que o projeto é desenvolvido integra a região de Cabeceiras do Pantanal, onde a uisa mantém 246 nascentes preservadas. De acordo com o coordenador de Sustentabilidade da uisa, Luiz Carlos Machado Filho, o projeto Doce Peixe atua na recomposição da ictiofauna e principalmente na conscientização das crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente. “Essa é uma ação muito importante, que ajuda a repovoar os rios, e aborda questões relacionadas à pesca predatória, a poluição dos rios, o consumo consciente da água, destino correto de resíduos, entre outros temas ambientais”, pontou o coordenador.
A iniciativa contou com o apoio da Florindo Agro, que realizou a doação dos alevinos. “A gente vê as crianças ansiosas para realizar a soltura dos peixes. É um dia de mostrar a elas a importância de preservar a água e as espécies que povoam os rios”, disse o sócio-diretor da Florindo Agro, Fabiano Florindo.
O evento também teve a parceria da Prefeitura de Nova Olímpia. Estiveram presentes no evento cerca de 250 pessoas, entre elas, o coordenador municipal de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil, Valdeci dos Anjos Gonçalves (Braddock); a secretária de Educação Municipal, Débora Cristiane Ferreira; chefe do departamento de Cultura, Gil Santos, professores, funcionários da uisa, da Florescer Ação Social, Florindo Agro, entre outras pessoas da comunidade.
Acompanhe as ações sustentáveis que a uisa desenvolve nas áreas ambiental, social e de governança (ESG) no site https://esg.uisa.com.br