Expocanas 2023 promove negócios no setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul

O evento aumentou as expectativas dos profissionais do setor, trazendo uma previsão de fechamento da safra atual em mais de 43 milhões de toneladas de

Expocanas 2023 promove negóci

Ketlen da Silva

Nova Alvorada do Sul, em Mato Grosso do Sul, recebeu entre os dias 29 de março e 02 de abril a Expocanas 2023, uma feira voltada para o setor sucroenergético que reuniu diversas empresas e entidades do ramo.

O evento contou com a participação do SEBRAE, que promoveu sessões de negócios entre os expositores e empresários interessados em investir no setor. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve presente para garantir a segurança no transporte das cargas de cana-de-açúcar.

De acordo com o gerente da Unidade de Relacionamento e Experiência do Cliente do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, a iniciativa veio para integrar os empreendedores e melhorar o desempenho dos pequenos negócios. “Nós, enquanto Sebrae, atuamos para fortalecer as pequenas empresas e gerar oportunidades. Essa ação tem esse propósito, pois veio para aproximar o pequeno empreendedor do grande negócio que possui maior poder de compra. Uma conexão que viabiliza o aumento da competitividade da cadeia produtiva como um todo e o desenvolvimento do território”, destacou Maia.

Mato Grosso do Sul tem se destacado na produção de bioenergia, com diversas empresas do ramo instaladas na região. Entre elas, destaca-se uma companhia com filiais no Estado, a Atvos, que pretende investir R$ 1 bilhão em projetos de energia limpa nos próximos anos.

De acordo com o Governo do Estado, o setor sucroenergético tem crescido significativamente e atraindo oportunidades de negócios. A safra 2022/2023 fechou em alta com a moagem de mais de 43 milhões de toneladas de cana, o que representa um ciclo de recuperação para MS. O processamento da cana-de-açúcar é um dos principais pilares da economia na região, movimentando a cadeia produtiva e gerando empregos diretos e indiretos.

Já no etanol, o volume chegou a 3,2 bilhões de litros. Ao todo, são 18 unidades em operação que produzem etanol hidratado e, no Estado, são 800 mil hectares de cana plantada. Só Nova Alvorada do Sul tem mais de 100 mil hectares plantados.

"A expectativa é subir para 47 milhões [de toneladas de cana], assim como ampliar a base da produção agrícola. É um setor que cresce, com números excepcionais", descreve o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

Além das usinas de processamento de cana-de-açúcar, Érico Paredes, diretor-executivo da Biosul, aponta que uma das novidades na safra prestes a ser encerrada foi o início do processamento de etanol de milho, com a entrada em operação de uma unidade em Dourados, em 2022.

“Se trata de uma atividade de alto investimento, alinhada nos quesitos de sustentabilidade, que contribui na movimentação de outros elos da cadeia produtiva e reforça a aptidão do Estado como produtor de energia limpa e renovável, sendo complementar à cana”, completou ele.

A Expocanas 2023, portanto, foi uma oportunidade para que empresas e entidades do setor sucroenergético se conectassem, realizassem negócios e discutissem soluções para os desafios enfrentados pela cadeia produtiva. A expectativa é de que eventos como este contribuam para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul e do país como um todo.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari. Também estiveram na abertura da Expocanas 2023 os conselheiros do Sebrae/MS; Jaime Verruck, secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Ademar Silva Junior, secretário-adjunto da mesma pasta; e Lucas Duriguetto Galvan, superintendente do Senar/MS.

A Expocanas é uma realização da Sulcanas (Associação Sul-mato-grossense Dos Fornecedores De Cana), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Agricola MV e da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, e conta com apoio do Governo do Estado, Câmara Municipal de Vereadores de Nova Alvorada do Sul e diversas entidades do setor.


Foto; Bruno Rezende


Notícias relacionadas
© Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

© Com Selo Ouro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é destaque nacional em transparência pública

Com Selo Ouro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é destaque nacional em transparência pública

© ABB e ArcelorMittal fazem parceria para reduzir o impacto ambiental dos sistemas de distribuição de energia

ABB e ArcelorMittal fazem parceria para reduzir o impacto ambiental dos sistemas de distribuição de energia

© Usina Coruripe, que completa primeiro centenário em 2025, é destaque em rankings nacionais

Usina Coruripe, que completa primeiro centenário em 2025, é destaque em rankings nacionais

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook