Considerado o maior evento do setor Sucroenergético de Mato Grosso do Sul, a Expocanas 2023 acontece de 29 de março a 2 de abril em Nova Alvorada do Sul, a 116 km de Campo Grande. A exposição surgiu a partir de Encontros Tecnológicos e já faz parte do calendário anual de eventos da cidade.
A feira promovida pela Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul em parceria com a Sulcanas (Associação Sul-Mato-Grossense dos Fornecedores de Cana) será realizada às margens da Br 163 km 371 em uma área de 140 mil metros quadrados destinada a expositores e campos tecnológicos. Este grandioso evento contará com a participação de 85 expositores e destes 34 são multinacionais, além de atrações musicais.
A Expocanas 2023 vai reunir empresas e profissionais do segmento para evidenciar o que há de mais moderno para o setor, como máquinas, insumos, equipamentos, estudos, pesquisas, inovação e tecnologia, desde o preparo da terra até a colheita e industrialização. Além do foco na produção de cana, outras culturas também estarão presentes, como soja, milho, milheto e sorgo.
Vale destacar que Nova Alvorada do Sul tem um papel significativo na economia do Estado com destaque nas atividades sucroalcooleira e na agroindústria. O Município lidera o ranking da maior lavoura de cana do Brasil, com 106.273 mil hectares. Também é considerado o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, etanol e bioeletricidade e o 5ª maior produtor de açúcar.
Na Safra de 2021/2022, o Estado produziu 40,9 milhões de toneladas de cana moída, 2,4 bilhões de litros de etanol, 1,3 milhão de toneladas de açúcar e gerou 2,1 milhões de MWh de energia elétrica. Destes dados, Nova Alvorada do Sul é responsável pela produção de 420 milhões de litros de etanol e cogerou 385 GWh de energia elétrica a partir da biomassa. O Município gerou 1,6 mil empregos diretos e outros 4,8 mil de forma indireta, conta com 170 parceiros agrícolas e possui mais de 92 mil hectares de área arrendada na região.
Outros eventos
A exemplo da Expocanas, Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico) agregaram valores e movimentaram as indústrias sucroenergéticas e da área metalmecânica do Estado.
Os eventos aconteciam de forma simultânea no Parque de Exposições de Dourados todo o mês de outubro e atraíram participantes de vários Estados, países e companhias multinacionais do setor.
Texto: Redação Canal da Cana