Duas grandes companhias do meio florestal modernizaram seus processos de captação e armazenamento de dados, saindo do manual para o digital, com ganhos bastante expressivos com relação ao acesso às informações e melhor entendimento dos dados apontados.
São elas a ArcelorMittal BioFlorestas e a Eldorado Brasil que, assim como a maioria das empresas do meio florestal, realizavam o controle de seus dados de forma manual. Isso gerava lentidão e imprecisão na coleta dessas informações, que impactavam diretamente nos resultados e na tomada de decisão da equipe de gestores.
“A Arcelor ainda tinha uma preocupação muito grande com as melhorias no gerenciamento das máquinas, a fim de evitar que os equipamentos ficassem parados e que tivessem baixa produtividade”, conta Rafael Pereira, CEO da Aiko, startup responsável pela solução implantada nas duas empresas.
Outro grande problema da Arcelor era a conectividade. Devido às extensões das áreas, das suas localizações geográficas, a maior parte dos lugares não possuem cobertura 3G, 4G e etc. Assim, o objetivo era melhorar o gerenciamento da produção por meio de informações seguras, a otimização do uso das máquinas e acesso rápido e preciso dos dados apontados.
Após definirem suas reais necessidades, as duas empresas optaram pelo sistema TrackIT da Aiko. “Trata-se de um sistema inteligente e intuitivo que permitiu o aumento da produtividade e a redução dos custos das operações, além de oferecer inúmeros benefícios para a otimização de processos logísticos”, afirma Pereira.
O TrackIT é um computador de bordo robusto, de 11 polegadas, instalado nos ativos móveis das empresas, como caminhões, escavadeiras e equipamentos. Por meio do sistema, é possível coletar dados como o início do turno de trabalho; onde ele está sendo desempenhado, pausas e interferências. “O computador também coleta dados que vão além dos apontamentos manuais, como posicionamento do GPS, velocidade, trepidação, podendo ainda fazer leitura do equipamento como um todo”, explica Rafael.
Depois, esses dados são enviados para uma plataforma web, e supervisionados por gestores que monitoram a produtividade, inclusive em tempo real. Também há a função de checklist, com itens indispensáveis à segurança do trabalhador e do processo. Tais dados também são coletados, auxiliando no agendamento de manutenções preventivas.
Resultados
Após a implantação do sistema, a Eldorado Brasil teve uma redução de 86% nos inputs de dados, o que gerou mais produtividade e eficiência, com grande redução do tempo de processamento da informação.
Já na ArcelorMittal, o sistema TrackIt foi adaptado para atender às demandas e gerou 50% de redução nos input de dados, o que também trouxe mais produtividade e eficiência. Agora, o algoritmo do sistema reconhece o padrão de movimentação das máquinas e grava as informações no sistema para lançamento da produção. Com a dinâmica de divisão da operação, os próprios gestores conseguem entender melhor como a operação funciona. E, dessa maneira, é possível repensar, replanejar e readaptar a operação para que se tenha a melhor performance e um melhor desempenho.
No mercado desde 2015, a Aiko tem em sua carteira clientes como a Anglo American, Sylvamo, Aperam, Eldorado, Vale, entre outras, para as quais oferece soluções relacionadas à gestão de frota, controle de combustível, manutenção de máquinas agrícolas, entre outros.
Foto:Divulgação AIKO