São Paulo, SP, 20 de dezembro de 2022 – A BP Bunge Bioenergia concluiu neste mês a ação “Aprender com Energia”, iniciativa educacional voltada a conscientização de alunos de escolas públicas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I sobre o tema energia renovável.
O “Aprender com Energia” foi desenvolvido em parceria com a editora Horizonte – Educação e Comunicação e com apoio das secretarias municipais de educação em comunidades onde estão localizadas as unidades da empresa. Ao todo, oito munícipios dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Tocantins participaram da ação, que envolveu 41 professores e funcionários da própria BP Bunge, e impactou cerca de 1.400 estudantes.
“Apoiar projeto com jovens estudantes é influenciar positivamente o futuro de gerações. É conectar a nossa comunidade aos nossos valores e compromissos de sustentabilidade na transição energética do país e reconhecer que juntos podemos criar melhores perspectivas de desenvolvimento social e econômico.”, diz Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.
Na primeira fase da ação, foram realizadas oficinas com os educadores das cidades envolvidas. Cada participante recebeu o “caderno do professor” com introdução ao tema. Na etapa seguinte, em salas de aula, os estudantes, orientados pelos professores, produziram textos, ilustrações e podcast, como se fossem cartas, destacando aspectos como “energia que move a vida”, “formas de energia renovável”, “história da energia” e “como se gera a energia”.
As 87 criações de alunos de 14 escolas foram avaliadas por uma banca e, as selecionadas, deram origem ao livro “Aprender com Energia - A energia que se Renova”. Além disso, os autores que tiveram seus textos publicados foram convidados a narrar suas produções.
A iniciativa parte da premissa de que a educação é um dos principais meios de contribuir para o desenvolvimento social e econômico local. Para compartilhar conhecimento, o material, em formato de e-book e podcast, está disponível no site Aprender com Energia.