Produtividade da cana-de-açúcar no Centro-Sul tem crescimento médio de 7,9% no acumulado de abril a outubro desta safra, mostra Boletim do CTC

Qualidade da matéria-prima apresenta variações negativas em quase toda a região

Produtividade da cana-de-açú

Piracicaba (SP), 23 de novembro de 2022 – A produtividade dos canaviais na região Centro-Sul registrou crescimento médio de 7,9% nesta safra (abril a outubro), comparada à safra 2021/2022, passando de 68,1 toneladas de cana por hectare para 73,5 ton/ha.

Os números constam do Boletim de Olho na Safra, divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Os destaques em produtividade agrícola destes sete meses da safra 2022/2023 foram São José do Rio Preto (+22,71) e Araçatuba (+16,8%).

No mês de outubro foram observados bons volumes de chuvas no Paraná e região Sul de São Paulo (Assis, São Carlos e Piracicaba). Nas demais regiões e estados, os volumes foram menores que a média histórica.

Todas as regiões, exceto o Paraná, tiveram variações positivas na produtividade agrícola em outubro quando comparada à da safra passada. Em outubro, a média da produtividade dos canaviais na região Centro-Sul saltou de 55,5 toneladas de cana por hectare para 67,3 ton/ha, 21,4% a mais do que no mesmo mês da safra 2021/2022.

Os dados do Boletim permitem inferir que o setor, diferentemente dos anos anteriores, vem colhendo canaviais mais jovens no decorrer da safra, priorizando a idade de corte.

Sobre qualidade da matéria prima (ATR), no acumulado abril a outubro, o Boletim mostra que a maioria das regiões apresentou variações negativas devido ao melhor regime pluviométrico entre os meses de junho a setembro. As exceções foram os estados de Minas Gerais e Goiás, onde não foram observadas chuvas e, consequentemente, o acúmulo de sacarose foi mais elevado.

Sobre o CTC

O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. Tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 4 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.

Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).


Fonte: CTC

Foto divulgação Raízen

Notícias relacionadas
© Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

© Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

© Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

© CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook