Maringá Ferro-Liga promove treinamento para comunidades do entorno de suas CGHs

Exercício simulou evacuação de regiões próximas a três Centrais de Geração Hidrelétrica (CGHs) nas cidades de Itapeva (SP) e Ribeirão Branco (SP)

Maringá Ferro-Liga promove tr

A Maringá Ferro-Liga, empresa do Grupo Maringá localizada em Itapeva (SP), e maior produtora de ferroligas de manganês na América do Sul, promoveu, em outubro, Treinamentos de Evacuação de área em três barragens que fazem parte do complexo de Centrais de Geração Hidrelétrica (CGH) que abastecem a siderúrgica. Os exercícios fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da companhia, e estão previstos na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), Lei Federal nº 12.334/2010 e alterada pela Lei Federal nº 14.066/2020.

No dia 17, a simulação de rompimento de barragem foi realizada na região da CGH Corredeira do Capote, na cidade de Ribeirão Branco (SP). Em 18 de outubro, o treinamento ocorreu nas CGH Salto da Barra e Santa Maria, ambas localizadas em Itapeva (SP). O exercício forneceu informações necessárias sobre como proceder em situações de emergência para as cerca de 100 famílias ribeirinhas do Rio Apiaí Guaçu, em um raio de 10 km de cada represa.

Para realização do treinamento, a população foi cadastrada e orientada sobre a participação voluntária no exercício. Cada morador recebeu orientações sobre como agir a partir do acionamento da sirene de alerta, momento em que se deveria seguir pelo caminho indicado por placas até os pontos de encontro em um local seguro. Tendas de atendimento presencial, carros de som e distribuição de folhetos foram usados para garantir a tranquilidade da simulação. Ao final, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de emergência.


Plano de Ação de Emergência

O PAE foi desenvolvido pela consultoria Geometrisa Serviços de Engenharia, em parceria com a Maringá Ferro-Liga, e tem como objetivo garantir uma resposta eficaz a crises que ponham em risco a segurança dos moradores das regiões onde estão localizadas as CGHs da empresa.

O Treinamento de Evacuação começou a ser planejado ainda em 2021, com o mapeamento das regiões envolvidas, cadastramento da população, instalações de placas de orientação sobre rotas de fugas e pontos de encontro e aquisição de recursos, entre outros procedimentos.  Dentro da Maringá Ferro-Liga, envolveu as áreas de Energia, Manutenção Elétrica, Manutenção Civil, Segurança, Comunicação e Suprimentos. Também participaram a Defesa Civil Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Branco, além da Defesa Civil Municipal de Itapeva.



"Embora nossas barragens sejam seguras e 100% adequadas operacionalmente, os exercícios simulados preventivos são importantes para garantir a tranquilidade da população e deixar claro para a sociedade que estamos prontos para agir em qualquer situação, mesmo nas mais ínfimas possibilidades", informa o gerente de Manutenção, Engenharia e Energia da Maringá Ferro-Liga, Rogério Trizzotti. A previsão é que o treinamento seja repetido a cada dois anos. "Não vamos medir esforços nem investimentos na aplicação dos recursos necessários para prevenir e mitigar riscos, esse é nosso compromisso", completa o gerente.

Notícias relacionadas
© Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

© Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

© Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

© STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook