Neste ano, a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país e uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), renovou a certificação do RenovaBio de todas as suas oito unidades.
No período, a empresa teve um ganho geral de 4,39% na Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA), alcançando o resultado de 61,68 gCO2eq/MJ, acima da média do setor sucroenergético, que é de 59,67 gCO2eq/MJ.
Com as certificações renovadas até 2025, vale destacar a evolução nas notas de eficiência energética da Unidade Santa Luzia, localizada em Nova Alvorada do Sul (MS), que tiveram ganho de 4,58 (7,62% acima do registrado na primeira avaliação) e 4,56 (+7,56%) na produção de etanol hidratado e anidro, respectivamente.
Além disso, a Unidade Morro Vermelho, em Mineiros (GO), elevou a performance das notas da produção de etanol anidro e hidratado em 4,45 (+8,12%) e 4,31 (+7,88%), segundo a RenovaCalc, ferramenta utilizada para comprovar o desempenho ambiental da produção de biocombustíveis pelas usinas do setor.
O RenovaBio é um programa que tem como objetivo expandir a produção de biocombustíveis no país, reconhecendo seu papel estratégico em mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a segurança energética.