Mato Grosso do Sul, 26 de outubro de 2022 – O mês de outubro marca, desde a década de 90, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e, mais recentemente, também de colo de útero. As campanhas que disseminam informações e promovem a conscientização sobre as doenças já estão consolidadas nos calendários das empresas, inclusive no agronegócio. Tratando-se do setor sucroenergético, onde cada vez mais mulheres se fazem presentes em protagonismo e atuação feminina no campo com atividades diversas, a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, trabalha em prol desta causa em todas as suas regiões de atuação.
Com o mote “Mais saúde agora e no futuro!”, a campanha abrange todas as unidades agroindustriais e escritórios, e conta com ambientação dos espaços compartilhados e divulgação de material informativo via e-mail, WhatsApp e nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) com as equipes. Outro benefício promovido é a parceria com os planos de saúde ofertados pela empresa para que as colaboradoras possam realizar os exames de mamografia, ultrassom de mamas e papanicolau de forma gratuita ao longo do mês.
Em Rio Brilhante (MS), onde está localizada a usina Eldorado da empresa, foi realizada uma palestra de conscientização com um profissional da Oncoclínica, uma instituição especializada no tratamento da doença. A ação, que contou com depoimentos de mulheres da região que passaram pela experiência ou estão vivenciando o tratamento, teve o objetivo de orientar as (os) integrantes sobre a importância de cuidados preventivos e detecção precoce das doenças, que são os primeiros passos para a cura.
No mesmo formato e com o mesmo propósito, mas em Costa Rica (MS), onde está localizada a unidade homônima, a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Chapadão do Sul (MS), Gracy Kelly Oliveira, também conversou com os (as) colaboradores sobre o assunto.
Vale ressaltar que, apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer os homens, representando 1% do total de casos registrados. Ou seja, a cada 100 mulheres diagnosticadas com a doença, um homem recebe o diagnóstico.
“Para a Atvos, é fundamental transmitir a mensagem de cuidado com a saúde feminina e masculina durante todo o ano. Nossas unidades possuem um papel fundamental nas regiões onde atuamos e sabemos que nossas comunicações, ainda que internas, ultrapassam os muros da usina e se tornam pautas de conversas com amigos e familiares”, explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas da Atvos.