O Conselho Deliberativo da Biosul, que reúne representantes das 21 Associadas, apresentou aos candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul as principais pautas para as indústrias produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. A agenda com os candidatos aconteceu nesta terça-feira, 18, no escritório da entidade, em Campo Grande (MS).
“Mostramos aos candidatos a importância do setor de Bioenergia para a economia e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Somos um dos segmentos agroindustriais que mais gera emprego, renda e promove capacitação de mão-de-obra, priorizando também produção com práticas cada vez mais sustentáveis. Diante disso, entendemos a importância dessa aproximação e abertura de diálogo com os dois candidatos”, afirma Amaury Pekelman, Presidente do Conselho da Biosul.
Presente no Estado há mais de 40 anos, o setor colocou Mato Grosso do Sul em posição de destaque entre os maiores produtores de alimento e energia limpa e renovável do País. O segmento está presente em 39 municípios e é responsável por mais 30 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, oferta as melhores médias salariais tanto na indústria quanto na agricultura e representa 15% do PIB Industrial estadual. Foram apresentados ainda números de produção e potencial do setor na geração de Bioeletricidade e novos produtos, como Biogás e Etanol 2G.
Entre as pautas de destaque para o setor para os próximos anos, os empresários reforçaram a importância em manter os incentivos fiscais para o segmento, investimentos em infraestrutura para escoamento da produção e continuidade na otimização do processo de licenciamento ambiental.
O candidato Eduardo Riedel, do PSDB, reforçou ações do seu plano de governo em diversas áreas. “Os pleitos do setor estão alinhados com o meu projeto que visa o desenvolvimento transversal do Estado”, declarou.
O candidato Capitão Contar, do PRTB, agradeceu o convite e disse que o seu governo será pautado pelo bom senso. “Quero ser governo de diálogo, conversar e entender as demandas dos setores. Terão questões pontuais e vou buscar ajuda para aquilo que não souber, pois acredito muito importância do setor para o Estado”, declarou.
Os candidatos foram agendados em turnos diferentes, com reserva do mesmo tempo de apresentação e mesma dinâmica na condução da reunião.
Fonte: Biosul