A CerradinhoBio, que se estabeleceu a partir de um propósito sustentável de fornecer energia limpa e renovável e a Neomille, subsidiária da empresa na produção de etanol de milho, celebram mais um importante passo dado em direção a uma produção cada vez mais eficiente e verde: a conquista do selo ouro no processo de validação do inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Programa Brasileiro GHG Protocol. O objetivo do inventário é quantificar as emissões diretas e indiretas dos gases causadores de efeito estufa provenientes de um determinado processo produtivo ou uma empresa. A categoria ouro é o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam, de forma completa, o balanço de suas emissões devidamente verificado por auditorias especializadas e acreditadas pelo Inmetro, comprovando seus esforços na redução dos impactos ambientais.
Na prática, a realização de um inventário permite que uma empresa encontre meios de continuar promovendo seu crescimento econômico de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais. “A conquista do selo ouro demonstra que, de fato, a Cerradinho e a Neomille estão comprometidas com a sustentabilidade e com a redução das emissões dos gases de efeito estufa, o que se comprova por meio de inúmeras ações que têm como objetivo mitigar os impactos da nossa operação”, destacou Rafael Queiroz, gerente de SSMQA (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade).
Entre as principais vantagens do inventário para as empresas está o fato de o procedimento de verificação mensurar, com objetividade, os progressos e melhorias obtidos por meio de iniciativas desenvolvidas em prol de uma produção mais responsável. O Programa Brasileiro GHG Protocol qualifica as empresas inscritas voluntariamente com selos nas categorias bronze, prata e ouro, que correspondem ao grau do reporte - parcial ou completo- e à verificação por auditoria externa.
Foto divulgação: Clik Petróleo