Dia da Mulher Rural: Atvos impulsiona liderança feminina no campo

Empresa apoia o protagonismo das mulheres no setor com iniciativas que promovem inclusão e equidade de gênero

Dia da Mulher Rural: Atvos imp

Mato Grosso do Sul– No próximo sábado, dia 15, é comemorado o Dia da Mulher Rural, data criada para valorizar a importância da participação feminina no agronegócio. Dentro deste contexto, a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, vem colhendo os bons frutos de um trabalho contínuo de estímulo à inclusão desse público no setor sucroenergético por meio de oportunidades para capacitação e desenvolvimento de carreira. Atualmente, as mulheres respondem por 16,14% do quadro de colaboradores da companhia, acima da média do setor.

Vanessa Calasans, 28 anos, integrante da Unidade Eldorado, em Rio Brilhante (MS), é um exemplo desse impulso profissional recebido pela Atvos. Começou na empresa por meio de um curso para formação de jovens aprendizes e, atualmente, exerce a função de eletricista automotiva em um setor com histórico predominantemente masculino.

“Quando fiz parte da turma de aprendizes em mecânica agrícola em 2013, minha rotina era dividida em um dia de curso e um dia de aprendizado na companhia. A primeira área que tive contato foi mecânica, com a qual não tive muita identificação. Em pouco tempo, tive uma oportunidade na elétrica e, após um ano do ciclo de jovem aprendiz, fui contratada como eletricista automotiva”, conta.

“Essa oportunidade e a possibilidade de atuar na área com a qual eu tinha mais afinidade foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional. A empresa me proporcionou conhecimento teórico e prático e, felizmente, fui contratada logo depois. O setor é, de fato, mais masculinizado, mas todos os colegas sempre me trataram muito bem e com muito respeito e espírito de equipe”, revela Vanessa.

Participação feminina na Atvos

Recentemente, a Atvos realizou um evento chamado “Junto com Elas”, que reuniu mais de 40 colaboradoras em posições de liderança dos escritórios corporativos e dos polos agroindustriais. O encontro teve como objetivo a reflexão e discussão sobre diversidade, inclusão, melhores práticas e inovação no setor. Para a companhia, a oferta de treinamentos e capacitações para mulheres que querem ingressar ou que já atuam no setor é de extrema importância.

“O crescente avanço das mulheres no mercado de trabalho global deverá puxar a valorização delas no campo. A desigualdade de gênero ainda impõe desafios às trabalhadoras rurais, como a escassez de oportunidades, mas é um público resiliente, que luta para ingressar neste setor. No que depender de nós, continuaremos colocando em prática nossas iniciativas de capacitação e desenvolvimento de carreira, contribuindo cada vez mais para a inclusão e diversidade no sucroenergético e no agro”, explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas da Atvos.

As ações internas para desenvolver a liderança e promover equidade de gênero ganharam um importante reforço com a criação do Movimento Comunidade. Trata-se de um programa dentro do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que busca incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, comunidades localizadas no entorno das unidades agroindustriais e de outros públicos de interesse da empresa.

Seguindo com seu compromisso de promover mais ações efetivas sobre diversidade no setor, desde 2019 a companhia aderiu aos Princípios do Empoderamento Feminino da ONU Mulheres. Além disso, atua em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, com foco na ampliação de iniciativas voltadas para equidade de gênero e geração de mais e novas oportunidades para mulheres.

Notícias relacionadas
© Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

© Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

© Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

© CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook