São Paulo, 26 de setembro de 2022 – A Marfrig – líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – tem reafirmado seu compromisso com a redução de GEEs (gases do efeito estufa) em sua cadeia produtiva. Em julho de 2022, a companhia deu mais um passo para reduzir a emissão de metano pelos bovinos em sua cadeia produtiva e, assim, tornar a pecuária mais sustentável. A fazenda de confinamento da MFG Agropecuária em Tangará da Serra (MT), fornecedora da Marfrig, iniciou um projeto em escala comercial com o produto SilvAir® na dieta dos animais.
O SilvAir® é um produto da Cargill e está sendo utilizado na dieta durante a fase de confinamento. O produto, além de reduzir as emissões de metano pelos bovinos, também é fonte de nutrientes, permitindo a otimização da formulação da dieta. O SilvAir® estimula um processo natural no rúmen, produzindo amônia em vez de metano. Esse efeito está demonstrado por mais de 25 artigos publicados com ruminantes.
Nesta primeira etapa do projeto, o produto está sendo utilizado na dieta de 350 animais. “O objetivo da utilização do SilvAir® é otimizar a produtividade dos animais, aliada a práticas sustentáveis”, afirma André Campanini, gerente técnico da MFG Agropecuária.
“O SilvAir® é um produto com efeitos científicos comprovados, que diminui a emissão de metano, principal gás de efeito estufa na pecuária em função da fermentação entérica dos animais. Essa redução é uma das prioridades atuais da Marfrig e reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.
De acordo com o diretor geral da Cargill Nutrição Animal, Celso Mello, “A Nutron | Cargill está determinada a encontrar caminhos para reduzir as emissões de metano na pecuária, contribuindo para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva. Acreditamos que parcerias estratégicas aliadas a inovação são os principais fatores de sucesso para criarmos impactos significativos”.