Equipes de fiscalização da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram em Minas Gerais em mais uma operação de fiscalização da produção de fertilizantes. Na ação, foram apreendidos dois mil litros de produtos fluidos, sendo 1.400 litros de substâncias proibidas para uso em fertilizantes e 61 litros de agrotóxicos.
Durante a operação, auditores fiscais federais agropecuários fiscalizaram 55 empresas da região de Araxá, Uberaba e Uberlândia. O objetivo da ação foi auditar os processos de produção e os procedimentos de controle de qualidade de fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais.
Ao todo foram coletadas 43 amostras de produtos para análises fiscais, sendo que as amostras de fertilizantes fluidos equivalem a 54 mil litros de produto comercial. Também foram emitidos 27 autos de infração e 12 termos de intimação, sendo que cinco empresas foram embargadas cautelarmente para realização de adequações nas instalações ou comprovação de cumprimento dos procedimentos de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados.
Participaram da ação, 15 auditores fiscais federais agropecuários, com apoio logístico das Unidades Técnicas Regionais e da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Minas Gerais (SFA-MG).