Reconhecida por suas práticas de responsabilidade social, a Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, recebeu, neste mês, o selo "Empresa Amiga da Criança" pelo 20º ano consecutivo. A certificação foi concedida pela Fundação Abrinq, instituição sem fins lucrativos que promove a defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
O selo é um reconhecimento do compromisso da companhia com a proteção das crianças e o desenvolvimento dos jovens. A empresa oferece oportunidades de aprendizagem e se engaja no combate ao trabalho infantil na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A Coruripe também cumpre uma série de critérios estabelecidos pelo Programa Empresa Amiga da Criança e investe em ações sociais, por meio do Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese).
"O selo Abrinq de Empresa Amiga da Criança reforça que estamos no caminho certo quanto às nossas ações. Também representa uma referência para as demais empresas do setor em que atuamos e o nosso compromisso com as práticas ESG", declara a diretora de Administração e RH da Usina Coruripe, Mariluci Pinheiro Rossi.
A companhia integra continuamente iniciativas voltadas para as crianças e adolescentes, como o Projeto Basquete Cidadão, promovido em Maceió (AL), que incentiva o esporte e proporciona momentos de lazer e conhecimento à comunidade. Outra ação é o apoio ao Projeto PETI, em Coruripe, onde 200 crianças são atendidas. Em Campo Florido (MG), o Projeto Florescer oferece educação para mais de 150 pessoas.
As ações da companhia estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a Coruripe está comprometida com os dez princípios universais do Pacto Global nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.