FAPESP apoiará projetos que ajudem a acelerar a transição energética no Estado de São Paulo

Edital destinará até R$ 10 milhões a pesquisas voltadas à inovação tecnológica e ao avanço da infraestrutura física, institucional e regulatória do se

FAPESP apoiará projetos que a

A FAPESP anuncia a chamada de propostas Aceleração da Transição Energética no Estado de São Paulo e no Brasil, lançada no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais PFPMCG).

A chamada selecionará projetos de pesquisas transversais a diversas disciplinas e de caráter estratégico, com o propósito de organizar ações e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área energética que estejam relacionados com a transição para uma economia de baixo carbono e de neutralização de emissões para o Estado de São Paulo.

A chamada tem como foco o apoio a projetos de pesquisa que contribuam primordialmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 7 - Energia limpa e acessível e 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Serão apoiados projetos que ofereçam análises e visão de futuro para acelerar uma transição energética, especialmente considerando aspectos de inovação tecnológica de produção e uso de energia (eletricidade e combustíveis), infraestrutura física, institucional e regulatória e questões ligadas à conservação da biodiversidade, entre outros.

Espera-se que as propostas tragam avanços no âmbito da regulação juntamente com mecanismos de incentivos, inovações regulatórias e novos padrões técnicos, para acelerar a criação de cadeias de valor na área de energia.

As propostas deverão buscar acelerar a criação de um mercado doméstico e de exportação de créditos de carbono, engenharia de infraestrutura, armazenagem e distribuição de energia, assim como instrumentos e políticas para gerenciamento da demanda de energia.

Espera-se ainda que as propostas busquem sinergias com as tendências internacionais e considerem a possibilidade (e oportunidades) de cooperação internacional.

Na FAPESP, as propostas submetidas na chamada deverão seguir as normas e orientações da modalidade escolhida de Auxílio à Pesquisa: Regular, Projeto Temático ou Jovem Pesquisador. Excepcionalmente, na modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular poderá ser solicitada uma Bolsa de Pós-Doutorado como item orçamentário.

A FAPESP destinará até R$ 10 milhões para apoiar as propostas selecionadas na chamada. Propostas serão recebidas até 27 de janeiro de 2023.


A chamada de propostas está publicada em:  fapesp.br/15605.


Fonte: Agência FAPESP 

Foto divulgação Aintec

Notícias relacionadas
© Visitante poderá compensar individualmente sua pegada de carbono na Tecnoshow COMIGO 2025

Visitante poderá compensar individualmente sua pegada de carbono na Tecnoshow COMIGO 2025

© Estratégias para contornar a escassez de água

Estratégias para contornar a escassez de água

© Captação e uso inteligente faz viveiro da MS Florestal economizar 5 litros de água por muda

Captação e uso inteligente faz viveiro da MS Florestal economizar 5 litros de água por muda

© Pantanal ganha reforço na preservação com inédito crédito de biodiversidade

Pantanal ganha reforço na preservação com inédito crédito de biodiversidade

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook