Feplana defende uma investigação no mercado de CBios sem fragilizar as metas definidas nem o RenovaBio

Feplana defende uma investiga�

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) apoia a solicitação do Ministério de Minas e Energia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar a suspeita de infração à ordem econômica nas negociações dos Créditos de Descarbonização.

Entretanto, avalia a Feplana, adiar as metas dos Cbios em favor das distribuidoras, segundo está definido no decreto 11.141/22, não combate irregularidade, gera prejuízos socioambientais por atrasar essa política (RenovaBio) e provoca insegurança jurídica neste mercado de carbono.

Dentre os pontos polêmicos, na avaliação da federação canavieira que representa 60 mil famílias de canavicultores no Brasil, consta a ampliação do prazo, em quase um ano, para que as distribuidoras demonstrem a comprovação das metas deste ano dos CBios. "Adiou para até setembro de 2023", critica Paulo Leal, presidente da Feplana. 

Para o dirigente existe o movimento continuado e insistente para se desgastar o RenovaBio, uma política socioambiental que é exemplo para todo o mundo na economicidade (princípios constitucionais que cabe no exemplo para comercialização de um bem para a sociedade) através da emissão e absorção de carbono. 

A Feplana defende a investigação rigorosa no que ocorre no mercado de carbono, mas reforça que nada de resultado trará neste sentido com o adiamento do prazo do cumprimento das metas dos Cbios. "Ao contrário, cria uma artificialidade que causa insegurança jurídica para os investidores deste mercado crescente de grande importância para toda a sociedade", conclui Leal.

Notícias relacionadas
© RAA investe em capacitação da brigada florestal e reforça preparo para a nova safra

RAA investe em capacitação da brigada florestal e reforça preparo para a nova safra

© Princípios ativos combatem os efeitos da seca e aumentam a produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar e milho

Princípios ativos combatem os efeitos da seca e aumentam a produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar e milho

© Safra 24/25 no Centro-Sul encerra com segunda maior moagem da história e recorde na produção de etanol

Safra 24/25 no Centro-Sul encerra com segunda maior moagem da história e recorde na produção de etanol

© Inovação impulsiona sustentabilidade e competitividade da Usina Lins

Inovação impulsiona sustentabilidade e competitividade da Usina Lins

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook