Em maio de 2022, o volume de vendas do comércio varejista variou 0,1%, frente a abril, na série com ajuste sazonal. Foi o quinto mês consecutivo no campo positivo.
Período | Varejo (%) | Varejo Ampliado (%) | ||
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Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
Maio / Abril* | 0,1 | 0,4 | 0,2 | 1,7 |
Média móvel trimestral* | 0,7 | 2,8 | 0,2 | 1,2 |
Maio 2022 / Maio 2021 | -0,2 | 17,0 | -0,7 | 15,9 |
Acumulado 2022 | 1,8 | 16,8 | 1,0 | 16,4 |
Acumulado 12 meses | -0,4 | 13,6 | 0,3 | 15,1 |
*Série COM ajuste sazonal Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio |
A média móvel trimestral cresceu 0,7%.
Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista variou -0,2% frente a maio de 2021, primeira taxa negativa após três meses de altas. O acumulado no ano chegou a 1,8% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,2%. A média móvel ficou em 0,2%. O acumulado no ano foi 1,0% e o acumulado em 12 meses, 0,3%.
Em maio, o comércio varejista brasileiro, na margem, apresenta estabilidade (0,1%) em relação a abril, registrando cinco meses consecutivos no campo positivo: 2,3% em janeiro, 1,4% em fevereiro, 1,4% em março e 0,8% em abril. Com isso, o patamar da série histórica ajustada sazonalmente está 6,0% acima do mínimo local, que foi em dezembro de 2021.
As principais influências sobre o varejo, em maio, vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Tecidos, vestuário e calçados, no lado positivo, e Móveis e eletrodomésticos e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, no lado negativo.
Seis das oito atividades avançaram, na série com ajuste sazonal
A variação de 0,1% no volume de vendas do varejo, em maio de 2022, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada de taxas positivas em seis das oito atividades, com destaque para: Livros, jornais, revistas e papelaria (5,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (2,1%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).
VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Maio 2022 | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAR | ABR | MAI | MAR | ABR | MAI | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 1,4 | 0,8 | 0,1 | 4,9 | 4,5 | -0,2 | 1,8 | -0,4 |
1 - Combustíveis e lubrificantes | 4,7 | 0,8 | 2,1 | 12,3 | 9,8 | 7,1 | 4,5 | 1,1 |
2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 0,0 | -0,9 | 1,0 | -3,4 | 4,1 | -0,5 | 0,2 | -1,5 |
2.1 - Super e hipermercados | 0,1 | -1,4 | 2,0 | -3,8 | 4,0 | -0,6 | -0,1 | -1,6 |
3 - Tecidos, vest. e calçados | 0,3 | 2,0 | 3,5 | 81,3 | 33,9 | 8,3 | 21,3 | 12,9 |
4 - Móveis e eletrodomésticos | 0,9 | 2,2 | -3,0 | 7,2 | -8,7 | -12,6 | -8,2 | -14,3 |
4.1 - Móveis | - | - | - | 8,3 | -6,7 | -9,5 | -4,6 | -9,7 |
4.2 - Eletrodomésticos | - | - | - | 6,4 | -10,2 | -14,5 | -10,2 | -16,5 |
5 - Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria | -3,9 | 1,0 | 3,6 | 3,6 | 3,5 | 9,2 | 7,9 | 6,5 |
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria | 4,2 | -5,2 | 5,5 | 40,6 | -0,9 | 25,8 | 21,3 | 4,9 |
7 - Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação | 14,4 | -5,7 | 2,0 | 16,5 | -0,4 | 2,0 | 0,5 | -4,1 |
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -1,5 | 0,0 | -2,2 | 8,9 | 1,1 | -7,1 | -0,9 | 1,7 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -0,3 | 0,5 | 0,2 | 5,3 | 1,6 | -0,7 | 1,0 | 0,3 |
9 - Veículos e motos, partes e peças | 0,5 | 0,0 | -0,2 | 8,5 | -1,8 | 0,8 | 2,1 | 6,0 |
10- Material de construção | 1,7 | -2,3 | -1,1 | 1,2 | -9,9 | -7,7 | -6,4 | -6,4 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10. |
Por outro lado, entre abril e maio, houve queda em dois dos oito grupamentos pesquisados: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%) e Móveis e eletrodomésticos (-3,0%).
O comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças variou -0,2%, enquanto Material de Construção teve queda de 1,1% na passagem de abril para maio de 2022.
RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Maio 2022 | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAR | ABR | MAI | MAR | ABR | MAI | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 7,4 | 1,0 | 0,4 | 19,3 | 22,3 | 17,0 | 16,8 | 13,6 |
1 - Combustíveis e lubrificantes | 12,5 | 2,2 | 3,5 | 44,2 | 46,7 | 38,5 | 39,8 | 41,5 |
2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 2,3 | 1,2 | 4,1 | 9,4 | 20,1 | 15,3 | 12,9 | 10,4 |
2.1 - Super e hipermercados | 2,4 | 1,1 | 4,1 | 8,7 | 19,7 | 14,8 | 12,4 | 10,2 |
3 - Tecidos, vest. e calçados | 2,4 | 1,6 | 5,7 | 105,9 | 53,1 | 25,6 | 37,8 | 23,7 |
4 - Móveis e eletrodomésticos | 1,4 | 3,7 | -1,9 | 21,8 | 5,3 | -0,1 | 4,7 | -3,2 |
4.1 - Móveis | - | - | - | 24,3 | 7,8 | 4,5 | 9,2 | 2,1 |
4.2 - Eletrodomésticos | - | - | - | 20,8 | 4,2 | -2,0 | 2,9 | -5,3 |
5 - Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria | -1,8 | 3,8 | 5,0 | 12,5 | 15,4 | 22,8 | 17,6 | 13,3 |
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria | 13,8 | -22,5 | 13,0 | 50,7 | 5,1 | 34,8 | 28,3 | 9,7 |
7 - Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação | 13,2 | -3,9 | 1,8 | 20,2 | 4,1 | 7,5 | 4,3 | -0,8 |
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -0,7 | 1,6 | -1,5 | 22,6 | 14,8 | 5,6 | 11,7 | 12,5 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,7 | 1,3 | 1,7 | 20,5 | 18,8 | 15,9 | 16,4 | 15,1 |
9 - Veículos e motos, partes e peças | 1,2 | 0,6 | 0,9 | 27,0 | 14,7 | 17,8 | 19,5 | 22,3 |
10- Material de construção | 2,3 | -1,1 | 0,4 | 16,2 | 3,5 | 5,7 | 7,9 | 12,7 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10. |
Cinco das oito atividades do varejo tiveram taxas positivas frente a maio de 2021
Na comparação com maio de 2021, o comércio varejista mostrou predominância de taxas positivas, atingindo cinco das oito atividades: Livros, jornais, revistas e papelaria (25,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,2%); Tecidos, vestuário e calçados (8,3%); Combustíveis e lubrificantes (7,1%); e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (2,0%). Completando as oito atividades do varejo, três tiveram queda: Móveis e eletrodomésticos (-12,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,1%); e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).
No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças registrou aumento de 0,8%, enquanto Material de Construção recuou 7,7% entre maio de 2021 e maio de 2022.
A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 25,8% frente a maio de 2021, contra queda de 0,9% em abril de 2022 frente a abril de 2021. No acumulado no ano até maio, ao passar de 20,5% até abril para 21,3% no mês de referência, a atividade mostra aumento de ritmo. No acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de aumento de 5,8% até abril para 4,9% em maio, o setor mostrou redução de intensidade de crescimento.
O grupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve crescimento de 9,2% nas vendas frente a maio de 2021, sétimo mês consecutivo de alta (o último resultado no campo negativo havia sido outubro, com -0,2%). No ano, até maio, o setor acumula 7,9%, patamar similar ao acumulado até abril (7,6%), indicando manutenção do ritmo de crescimento do setor. Nos últimos 12 meses, o acumulado até maio fechou em 6,5%, menor patamar, para este indicador, desde agosto de 2020 (6,2%).
O setor de Tecidos, vestuário e calçados teve alta de 8,3% nas vendas frente a maio de 2021, contra aumento de 33,9% em abril de 2022, frente a abril de 2021 e quinto resultado consecutivo no campo positivo. O setor acumula queda de 21,3%, até maio, resultado inferior ao de abril (26,7%), apontando redução de ritmo. A redução na intensidade de crescimento também ocorre no acumulado dos últimos 12 meses: 19,4% até abril para 12,9% até maio.
Combustíveis e lubrificantes apresentou aumento de 7,1% nas vendas frente a maio de 2021, terceiro mês consecutivo de alta (12,3% em fevereiro e 9,8% em março, em relação ao mesmo mês do ano anterior). O setor vem apresentando resultados impactados pela inflação: o indicador interanual de receita nominal avançou 38,5% em maio, 46,7% em abril e 44,2% em março. No ano, até maio, o setor acumula 4,5% até maio, 0,7 p.p. acima do valor até abril (3,8%). No acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,9% até abril para 1,1% em maio, no volume, o setor mostrou redução de intensidade de crescimento.
O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceu 2,0% frente a maio de 2021, contra variação de -0,4% em abril de 2022, frente a abril de 2021. Ao longo do ano de 2022, o indicador interanual registrou dois meses com resultados positivos e três no campo negativo: -7,6% em janeiro, -8,0% em fevereiro, 16,5% em março, -0,4% em abril e 2,0% em maio, com relação ao mesmo mês do ano anterior. No ano, o setor acumula taxa próxima a zero pelo terceiro mês consecutivo: 0,2% até março, 0,1% até abril e 0,5% até maio. O acumulado nos últimos 12 meses recuou de -2,3% até abril para -4,1% em maio.
A atividade de Móveis e eletrodomésticos caiu 12,6% frente a maio de 2021, segunda queda consecutiva (-8,7% em abril de 2022, frente a abril de 2021). No acumulado até maio, ao passar de -6,9% até abril para -8,2% no mês de referência, a atividade mostra intensificação de perda de ritmo. No acumulado nos últimos 12 meses, o resultado foi de -14,3% em maio, oitavo consecutivo registrando queda e menor valor desde outubro de 2016 (-14,4%).
O grupo Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., apresentou queda de 7,1% frente a maio de 2021, primeiro resultado negativo para o indicador interanual após três meses de resultados positivos. No acumulado no ano até maio, ao passar de 0,9% até abril para -0,9% no mês de referência, a atividade mostra inversão no ritmo de vendas. No acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de aumento de 5,6% até abril para aumento de 1,7% em maio, o setor mostrou redução de intensidade de crescimento.
O setor de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou queda de 0,5% nas vendas frente a maio de 2021, contra aumento de 4,1% em abril de 2022, frente a abril de 2021. No acumulado no ano até maio, ao passar de 0,4% até abril para 0,2% no mês de referência, a atividade mostra estabilidade no ritmo. O acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de -1,8% até abril para -1,5% em maio.
No varejo ampliado, a atividade de Material de construção apresentou queda de 7,7% nas vendas frente a maio de 2021, contra -9,9% em abril de 2022, frente a abril de 2021. No ano, o resultado é de -6,4% até maio, abaixo do acumulado até abril (-6,0%). Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses passou de -4,1% até abril para -6,4% em maio.
O grupo Veículos e motos, partes e peças apresentou alta de 0,8% nas vendas frente a maio de 2021, invertendo o sinal com relação ao indicador de abril (-1,8%). Em relação ao acumulado no ano até maio, ao passar de 2,4% até abril para 2,1% no mês de referência, a atividade mostra estabilidade no ritmo de crescimento. O acumulado nos últimos 12 mesesrecuou de 10,0% até abril para 6,0% em maio.
Vendas crescem em 18 Unidades da Federação em relação a abril
Em maio, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista variou 0,1% com resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Minas Gerais (3,6%), Rio Grande do Sul (3,1%) e Roraima (3,1%). Houve texas negativas em 9 das 27 Ufs, com destaque para Rondônia (-2,8%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Tocantins (-2,1%).
Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre abril e maio de 2022 foi de 0,2% com resultados positivos em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Tocantins (3,6%), Rio Grande do Sul (3,5%) e Sergipe (2,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 12 das 27 UFs, com destaque para Ceará (-5,3%), Amazonas (-3,1%) e Rio Grande do Norte (-3,0%),
Na comparação anual, as vendas caem em dez das 27 Unidades da federação
Frente a maio de 2021, o comércio varejista nacional variou -0,2% com resultados negativos em dez das 27 UFs, com destaque para: Amapá (-10,6%), Bahia (-7,4%) e Pernambuco (-7,0%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 17 das 27 UF, com destaque para Roraima (11,0%), Alagoas (9,7%) e Mato Grosso do Sul (7,9%).
Considerando o comércio varejista ampliado, a variação entre maio de 2022 e maio de 2021 mostrou um recuo de 0,7% com resultados negativos em 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (-11,1%), Pernambuco (-10,9%) e Bahia (-6,6%). Por outro lado, pressionando positivamente, estão 16 das 27 UFs, com destaque para Sergipe (11,2%), Roraima (8,2%) e Tocantins (7,2%).
Fonte IBGE
Foto divulgação Jornal hoje em Dia