Uma parceria entre a Holambra Cooperativa Agroindustrial, com sede no município de Paranapanema (SP), e a Retalhar, empresa que faz a logística reversa de uniformes profissionais, possibilitou a destinação correta de uniformes antigos e a doação de cobertores à instituições sociais que atuam na região, como Ercilia Lar (Paranapanema), Fundação Padre Emílio (Avaré) e Casa da Criança (Taquarituba). A Cooperativa arrecadou mais de 370 quilos de uniformes usados, que foram transformados em mais de 350 cobertores de alta densidade.
Segundo Rodrigo Menossi, diretor de RH da Holambra Cooperativa Agroindustrial e idealizador do projeto, a decisão por cobertores, item de extrema necessidade em instituições de apoio social, foi uma forma de impactar positivamente a comunidade local. A cada dois anos, a empresa faz a renovação de todos os uniformes de seus colaboradores e com isso surge a preocupação do que fazer com as peças usadas: primeiro, com o descarte correto do resíduo têxtil e segundo, o risco do uso indevido da marca nas peças usadas.
"Arrisco a dizer que 99% de tudo que fazemos pode e deve estar conectado com a sustentabilidade. E em nosso setor em particular, geramos vida através da terra e precisamos cuidar para a continuidade desse ciclo. Fazer o descarte correto de resíduos faz parte deste cuidado", comenta. A ação, que pertence a Campanha de Inverno da empresa, conversa diretamente com a missão de gerar riqueza e desenvolvimento sustentável, atuando sempre pelo bem comum.
O tema ESG faz parte da estratégia de negócio da Holambra desde 2021. "Em parceria com a Fundação Espaço Eco, iniciamos nossa jornada sustentável, abrindo portas para entendermos o impacto de nossas ações em todo o ecossistema que estamos inseridos e como podemos contribuir de forma significativa, alinhado aos valores do cooperativismo. Esse trabalho foi muito importante para reconhecer as oportunidades diárias, como essa ação, por exemplo" finaliza.