Com apenas dois votos contrários, a Câmara Municipal aprovou na noite de ontem, em primeiro turno, o projeto de lei que acaba com limite para o plantio de cana-de-açúcar em Uberaba.
Apenas Denise Max (Patri) e Wander Araújo (PSC) foram contra a medida.
A discussão do tema começou com bate-boca em plenário, com questionamento do vereador Wander Araújo sobre o motivo da inclusão do projeto na pauta da sessão extraordinária de última hora e sem a realização de audiência pública prévia.
Wander chegou a manifestar que a medida foi tomada por interesses eleitoreiros, pois os empresários do setor sucroalcooleiro eram grandes doadores de campanha. A declaração foi rebatida pelo presidente da Câmara, Ismar Marão (PSD), que até solicitou que o microfone do parlamentar fosse desligado para dar continuidade à discussão da proposta.
Parte dos vereadores alegaram que era necessária a revogação do artigo da Lei Orgânica que restringia o plantio de cana de açúcar a 10% da área total do município, mas defenderam que regras sobre o distanciamento e limites para o cultivo devem ser estabelecidas posteriormente na revisão do Plano Diretor.
O vereador Diego Fabiano de Oliveira (PP) inclusive solicitou um compromisso do governo municipal de realizar uma audiência pública em até 45 dias para discutir com lideranças do setor e ambientalistas sobre o assunto. Presente ao plenário, o secretário municipal de Governo, Beethoven Oliveira, garantiu que o evento será organizado.
UDOP
Fonte: Jornal da Manhã