Dia Mundial do Meio Ambiente: Adecoagro dá exemplos positivos para o Desenvolvimento Sustentável

Modelos de negócios pautados em produção sustentável, como o adotado pela Companhia no Brasil, ganham cada vez mais reconhecimento e relevância no mer

Dia Mundial do Meio Ambiente:

Investir em práticas ambientalmente sustentáveis, em toda a sua cadeia de valor, faz parte do compromisso da Adecoagro, uma das principais produtoras de alimentos e energia renovável da América do Sul. Desde o início de suas atividades no Brasil, seu desenvolvimento se baseia em um modelo de produção sustentável e eficiente, a partir de ações pautadas para alternativas que promovam a preservação dos ecossistemas e o bom relacionamento com as comunidades do entorno.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU são direcionadores para a promoção de uma agenda estratégica de compromissos com a sustentabilidade dentro da Adecoagro. As ações ambientais da Companhia são estabelecidas em sinergia com a Política Ambiental, por meio da qual a Adecoagro assume o compromisso de integrar o meio ambiente à estratégia empresarial, garantindo assim o equilíbrio entre as operações e o respeito ao meio ambiente. Segue um Plano de Gestão Ambiental – PGA, desenhado em sintonia com as diretrizes estabelecidas na legislação ambiental em vigor, para guiar as estratégias e ações necessárias para o monitoramento e controle dos possíveis impactos ambientais decorrentes do modelo de produção. Todas as unidades da Adecoagro no Brasil possuem a certificação RenovaBio, bem como a Certificação Bonsucro, reconhecimento global que avalia a sustentabilidade dos produtos de cana-de-açúcar.

Produção Sustentável




As atividades de gestão ambiental da Adecoagro seguem os princípios estabelecidos para um cultivo mais eficiente, com a mitigação dos impactos negativos no solo a partir de técnicas de produção sustentável. Utiliza também a bioeletricidade, extraída a partir biomassa da cana, gerando energia elétrica que alimenta as unidades industriais e comercializando o excedente no Mercado Livre e Regulado de Energia.

A produção circular da Adecoagro prioriza o cuidado em todas as etapas da produção, com o dimensionamento das práticas de manejo e a conservação do solo e da água nas áreas de plantio da cultura, com o uso de resíduos orgânicos da agroindústria da cana-de-açúcar para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos cultivados, prevenindo a ocorrência de processos erosivos que porventura venham se iniciar nas áreas de fertirrigação e vias de acesso.

O modelo de safra contínua nas unidades da Adecoagro, em MS, permite que seja realizada a colheita e processamento da cana durante o ano todo, maximizando a eficiência do processo. Do preparo do solo ao reaproveitamento de subprodutos gerados, tudo é pensado para uma produção e para uma operação sustentável. Além do etanol hidratado e anidro, produzido e comercializado pela Adecoagro, há também a produção do etanol orgânico, que juntos reduzem a dependência energética de combustíveis fósseis e é, também, uma opção sustentável para empresas químicas e cosméticas. A Companhia atende os diferentes mercados com açúcar nas variedades VHP, cristal, demerara e orgânico, com a marca própria Monte Alegre. A Usina Monte Alegre (MG) é uma das quatro usinas do setor sucroenergético, no Brasil, que produz açúcar orgânico. O açúcar demerara é 100% natural, não possui adição de insumos químicos no seu processamento industrial. As ações e práticas envolvidas na fabricação de todos os produtos são atestadas por certificações e registros nacionais e internacionais.

RenovaBio e GAS-REC – Inovação a serviço da sustentabilidade.

Pioneira no mercado brasileiro, a Adecoagro realizou a primeira negociação de CBIOs e de GAS-REC da história do país. Cada título de CBIOS emitido equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser lançada na atmosfera em substituição ao combustível fóssil. Importante reconhecimento da sustentabilidade do biocombustível na esfera ambiental, a comercialização de CBIOs é resultado da eficiência de produção, refletindo diretamente na qualidade do ar das cidades e na saúde da população. Já os Certificados de Gás Natural Renovável (GAS-REC) rastreiam e asseguram que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano. Além de ser um importante pilar de ESG da Companhia, a comercialização do GAS-REC é uma estratégia para potencializar alternativas e novos modelos de negócios pautados pela produção sustentável. Em março de 2022, a Adecoagro realizou a primeira comercialização de GAS-REC do país para a empresa Metso Outotec. Cada certificado emitido corresponde a 1 milhão de BTU (equivalentes a 29,4Nm3 de metano).

Inovação

A inovação faz parte do dia a dia da Adecoagro para alcançar maior eficiência e produtividade. As operações contam com um alto grau de automatização, inclusive com o uso de inteligência artificial. A rede 4G de internet em todas as nossas unidades e áreas no Mato Grosso do Sul, incluindo as áreas no campo, proporciona o monitoramento em tempo real das operações.

Biofábrica de produção de mudas pré-brotadas (MPB)

A biofábrica de produção de mudas pré-brotadas (MPB) é uma tecnologia que permite alta taxa de multiplicação vegetativa, possibilitando a rápida expansão de plantio de novas variedades promissoras de cana-de-açúcar, aliado a um elevado padrão de fitossanidade. A capacidade de produção da Biofábrica é de 28 milhões de mudas por ano, a partir de métodos exclusivos e inovadores de cultivo protegido, com sistema inteligente de controle climático, irrigação, fertirrigação e automação dos principais processos de produção, conquistando eficiência e baixo custo de produção.

Sistematização do solo

Trata-se de um sistema que reduz o pisoteio das soqueiras e otimiza o rendimento operacional das máquinas. O sistema, denominado Escoamento Superficial Difuso (ESD), elimina o terraceamento e as curvas de nível e planeja adequadamente o manejo da enxurrada, o que evita as perdas de solo e proporciona linhas de plantio mais regulares e longas, acarretando redução do número de manobras de máquinas nos talhões. Ao reduzir as manobras, o sistema ajuda a conservar o solo.

Programas de Educação

A Companhia investe fortemente em diversos programas de educação para oferecer aos colaboradores, prestadores de serviço (terceirizados) e à comunidade informação sobre diversos temas, como o Programa de Educação Ambiental, que conscientiza os diversos públicos quanto à necessidade de se contribuir e participar ativamente de ações de preservação do meio ambiente.

Biodiversidade e Recuperação de áreas degradadas

Dentre todas as estratégias de preservação está o monitoramento constante da biodiversidade, cuidando para que a integridade da fauna, da flora e dos ecossistemas aquáticos sejam minimamente impactados pelas atividades industrial e/ou agrícola.  A cultura da restauração e preservação ambiental faz parte das estratégias da Adecoagro para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta. Para isso, a empresa estruturou um Programa de Recuperação e Reflorestamento, que a partir da necessidade de cada área, realiza a recuperação por meio de projetos de reflorestamentos. A Companhia também oferece orientação aos parceiros para as regularizações ambientais e inscrição no cadastro ambiental rural – CAR.

Água e Solo     

A Adecoagro realiza o monitoramento das águas superficiais, subterrâneas e pluviais, com avaliações periódicas do oxigênio dissolvido, da DBO (Demanda Biológica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e também realiza o gerenciamento de processos erosivos e de assoreamento, a partir de técnicas conservacionistas e do acompanhamento dos processos naturais de desagregação do solo e, caso seja necessário, realiza medidas corretivas. Todas as suas unidades também desenvolvem práticas de compostagem e de reuso de água em seus processos industriais, não efetuando o lançamento de efluentes (água residuária e vinhaça) nos corpos hídricos, a partir da adoção do sistema de circuito fechado, no qual os efluentes gerados no processo produtivo passam por estações de tratamento de efluentes e são utilizados em

fertirrigação de áreas de cultivo de cana-de-açúcar, nas três unidades industriais – Ivinhema (MS), Angélica (MS) e Monte Alegre (MG).

Mudanças Climáticas

O cuidado com a Qualidade do Ar conta com diversas ações de natureza preventiva, que controlam as taxas de emissões para a atmosfera, a exemplo o Monitoramento das Emissões Atmosféricas e da Qualidade do Ar. O objetivo deste monitoramento é acompanhar o sistema de controle implantado nas chaminés e demais fontes geradoras, bem como avaliar a qualidade do ar na área de influência, estabelecendo comparação com os níveis aceitáveis, conforme legislação vigente.

Colheita Mecanizada

Nas unidades do Vale do Ivinhema (Angélica e Ivinhema) o uso de fogo como método facilitador de colheita nunca é utilizado, uma vez que a colheita mecanizada é realizada em 100% da área plantada. Anualmente a Adecoagro realiza campanhas de prevenção contra incêndios, visando conscientizar toda a sociedade quantos aos impactos e riscos desta prática que precisa ser autorizada pelo órgão ambiental competente e controlada. Neste ano, a campanha contra incêndio acontece em conjunto com a campanha contra a caça ilegal de animais silvestres, mais uma iniciativa da Adecoagro para promover a conscientização ambiental e sensibilizar a sociedade quanto a importância de preservação e cuidado com a nossa fauna.

Uso de Defensivos Agrícolas e Fertilizantes

Sempre priorizando o uso de produtos mais sustentáveis, todas as aplicações de fertilizantes e defensivos agrícolas são realizadas conforme as recomendações agronômicas e legislações vigentes, com respeito às dosagens recomendadas de cada produto. Os fertilizantes à base de sódio e potássio são otimizados buscando a sustentabilidade econômica e ambiental, a partir das melhores práticas conhecidas no mercado Sucroenergético.

Gestão de Resíduos

Proteger o meio ambiente assim como a preservação da saúde de todos os envolvidos são premissas do negócio da Adecoagro. Com base nos fundamentos do Programa 5R´s (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar), a Companhia orienta e implementa ações de gerenciamento dos resíduos sólidos, contemplando as etapas de geração, segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final, para garantir a manutenção da qualidade ambiental do entorno. Neste ano, em reconhecimento ao dia mundial da reciclagem (17/05), realizamos campanhas para a coleta de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias nos munícipios de Angélica e Ivinhema no Mato Grosso do Sul e nos municípios de Monte Belo e Areado em Minas Gerais.

Com a aplicação de um processo altamente tecnológico, toda a vinhaça gerada nas unidades do Vale do Ivinhema é convertida em Adubo Líquido Orgânico, certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.  Este produto é aplicado como biofertilizante nas lavouras de cana-de-açúcar. 

Os efluentes líquidos gerados nas operações industriais capazes de afetar o ambiente por conter óleos e graxas são direcionados para caixas separadoras de água e óleo (SAO). Os contaminantes, após separação, são armazenados e em seguida, coletados por empresa especializada e licenciada para destinação final correta. As águas residuárias das atividades industriais (sem contaminantes) são armazenadas em tanques de acumulação devidamente impermeabilizados por geomembrana e utilizadas no processo de fertirrigação das lavouras de cana-de-açúcar.

Notícias relacionadas
© Rio Amambai Agroenergia Inicia Safra 2025/2026 com Celebração Ecumênica

Rio Amambai Agroenergia Inicia Safra 2025/2026 com Celebração Ecumênica

© Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

© Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

© Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook