A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizará uma programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente, do dia 31 de maio a 5 de junho, com diversas atividades de conscientização sobre a importância do bioma para mitigação dos efeitos da crise climática em todo o mundo. As atividades incluem eventos presenciais e online.
Este ano, o tema trabalhado pela instituição é "Uma Só Amazônia". A abordagem da FAS se refere à temática global do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho e instituído pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em 2022, o slogan da semana comemorativa é "Uma Só Terra".
"A celebração do Dia do Meio Ambiente parte de uma realidade emergencial. Nunca antes tivemos uma ameaça tão grande e concreta sobre o futuro do planeta como temos hoje, com o avanço das mudanças climáticas e da degradação ambiental. Por isso, essa data é um momento de reflexão para pensarmos em como é possível nos unirmos para atenuar essa crise", comentou o Superintendente Geral da FAS, Virgilio Viana.
No dia 3 de junho, a instituição realizará o plantio de duas mil mudas de árvores, de forma simultânea, em sete Núcleos de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) da FAS, localizados em sete municípios do Amazonas. O plantio será feito por jovens e crianças das comunidades e representará um ato simbólico para incentivar a conservação da Amazônia e, consequentemente, do planeta.
Lançamento de cartilha e jogo educativo para crianças
Como parte do Projeto Amazonas Sustentável (PAS), uma realização da FAS em parceria com a Petrobras, um dos destaques da Semana do Meio Ambiente da FAS é o lançamento de uma cartilha e um jogo educativo, virtuais, chamados "Curupira na Amazônia", que têm estórias, canções e desafios voltados à temática da conservação socioambiental e focados no público infantil. O lançamento ocorrerá durante a exposição sobre o PAS, que acontece de 1 a 5 de junho no Studio 5, localizado no bairro Aleixo em Manaus. O evento tem entrada gratuita.
Os produtos possuem ainda informações sobre animais e as culturas da floresta amazônica, apresentados pelo Curupira, considerado o guardião das matas. O jogo já está disponível no site e também será distribuído na comunidade Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá.
A programação da instituição também inclui exposições abertas ao público em Manaus, lançamento de um livro sobre Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas e evento online exclusivo aos beneficiários da instituição sobre os impactos na saúde com as degradações ambientais. As feiras periódicas promovidas pela FAS também integrarão a agenda comemorativa. A programação completa está disponível no site
Foto divulgação Governo Federal