Evento debate a criação de um corredor bioceânico para
reduzir distâncias e o custo do transporte para o acesso a mercados
internacionais.
Sistemas logísticos eficientes levam desenvolvimento aos países e transformam a realidade das cidades. Isso é o que ressaltou o ministro João Carlos Parkinson de Castro, da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, na abertura do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), em Foz do Iguaçu, nessa quarta-feira, 11.
Evento reúne representantes de governos, embaixadores, parlamentares, prefeitos, empresários, investidores e dirigentes de cooperativas e de entidades
Participaram da solenidade, de forma presencial e virtual,
representantes de governos, embaixadores, parlamentares, prefeitos,
empresários, investidores e dirigentes de cooperativas e de entidades da
sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, entre outros países. Até
sábado, 14, as lideranças discutirão a multimodalidade como solução para
problemas logísticos.
Na palestra inaugural do fórum, o diplomata defendeu a
implantação do corredor ligando os oceanos Atlântico e Pacífico para reduzir
distâncias e o custo do transporte para o acesso a mercados. Ele explanou à
plenária as vantagens dessas rotas, como elas impactam as atividades produtivas
e os territórios integrados por esses corredores.
"Um corredor passa por onde tem carga e há trabalho,
leva riqueza, investimentos e oferta de trabalho com qualidade",
enfatizou. "Vimos agora um aumento sem precedentes de fretes marítimos e
enormes dificuldades para se obter frequências pelo mar e encontrar
contêineres. Corredores logísticos respondem a essas questões", frisou.
Rota bioceânica
Ministro João Carlos Parkinson de Castro
Para o ministro João Carlos Parkinson de Castro, a rota
bioceânica representará uma mudança importante na logística do Paraná e em sua
inserção na região. Garantirá melhor acesso aos mercados asiáticos, favorecendo
o desenvolvimento da maquila no Paraguai e a exportação de produtos com mais
valor agregado.
"Produtos brasileiros, paraguaios, argentinos e
chilenos serão exportados para Ásia, Costa Oeste das Américas, Peru, Colômbia e
Equador com maior eficiência e menor custo e tempo", elencou. "Essa
rota promoverá investimentos, digitalização de sistemas logísticos e melhor
integração aduaneira", completou.
A autoridade federal também destacou a criação do corredor
de ligação oceânica como fator de estímulo ao desenvolvimento na fronteira
trinacional. "Fomentando um polo industrial e agrícola no entorno de Foz
do Iguaçu, criando novos empregos e agregação local de valor", enumerou
João Carlos Parkinson de Castro.
Agenda pública
Coordenador do FILMS, Danilo Vendruscolo
Coordenador do evento logístico, Danilo Vendruscolo afirmou
que a representatividade do fórum fortalece a agenda pública para a criação do
Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio, ligando portos do Chile ao de
Paranaguá, conectando Argentina e Paraguai. "Reduzindo, assim, em 30% os
custos para o transporte de cargas e atraindo investimentos", sublinhou.
Ele chamou a atenção para a mudança dos mercados
pós-pandemia. "Mostram uma nova dinâmica voltada à segurança alimentar.
Nossa região, nossos países têm tudo para ser o principal fornecedor de alimentos,
mas precisamos evoluir em soluções logísticas para levar esses produtos aos
grandes mercados mundiais", salientou Danilo.
Integração entre os países
Autoridades na abertura do evento realizado em Foz do Iguaçu
O embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo,
disse que o governo de seu país está à disposição para contribuir com soluções
logísticas na região. "Nós, dos governos, temos o papel de ser a voz para
levar as demandas à prática, trabalhando sempre juntos, setor público e
privado", declarou.
O cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco, mencionou que o corredor bioceânico será um indutor para o comércio e os transportes. "O futuro está na integração de nossos povos. Nessa época difícil, com o mundo precisando de alimentos, Brasil, Paraguai e Argentina são produtores por excelência. Com uma integração inteligente, não vamos parar", pontuou.
Cooperativas
O presidente da Lar Cooperativa, Irineu da Costa Rodrigues, apresentou um cálculo demonstrando o alto custo adicional com que os setores da produção arcam pela ausência de outros modais de transporte. "Temos oportunidades enormes, mas só um modal, o rodoviário. Esse fórum está mostrando que a logística é o ponto que precisamos atacar", analisou.
Representando as cooperativas do Paraguai, Romualdo Zocche
apontou a criação do corredor bioceânico e o hub logístico na região como
solução para escoar a produção. "O Paraguai vai ser um dos principais
beneficiados. Necessitamos que esse corredor ferroviário passe por nosso
país", realçou.
Realização - Com patrocínio da Itaipu Binacional, o fórum logístico tem realização da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e execução do POLOIGUASSU (Instituto para Desenvolvimento da Região Trinacional), além de apoio de instituições da Argentina, Brasil e Paraguai.
Fotos Wilson Ruanis