Iniciativa é um marco na indústria de óleo de palma, sendo a primeira registrada no Brasil; parceria com a TIM Brasil conectará mais de 120 mil hectares da Agropalma, beneficiando também comunidades e agricultores familiares
Como parte de um projeto de expansão da cobertura 4G, através do projeto 4G TIM no Campo, a TIM anuncia a Agropalma como sua mais recente parceira para implementação de conectividade no agronegócio. O acordo foi assinado durante a Agrishow 2022, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece em Ribeirão Preto (SP) até o dia 29 de abril. O projeto inicial contempla as fazendas da Agropalma localizadas em Tailândia (PA), com 107 mil hectares de área total, sendo 64 mil de reserva florestal e 39 mil hectares de palmeiras plantadas.
As seis indústrias de extração de óleo de palma e palmiste também serão beneficiadas com cobertura 4G. No total, o projeto prevê a conectividade de mais de 120 mil hectares, impactando aproximadamente 2 mil pessoas, o que inclui os 202 agricultores familiares e os 43 produtores integrados, importantes parceiros da Agropalma.
A maior produtora de óleo de palma sustentável (também conhecido como óleo de dendê) das Américas, a Agropalma tem em Tailândia sua unidade de plantação e extração do óleo que abastece suas duas indústrias de refino, atendendo diversas indústrias, como as de alimentação e cosméticos. Parte do Grupo Alfa, um dos maiores conglomerados empresariais do país, a Agropalma é reconhecida no segmento por suas práticas sustentáveis, que lhe garante certificações de gestão, comércio justo e agricultura orgânica.
Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G, destaca a importância dos projetos de digitalização no campo para a expansão dos negócios: “Ficamos muito satisfeitos em contar com a Agropalma para esta parceria inédita no setor. Estamos implantando nas fazendas a conectividade 4G necessária para habilitar recursos que podem fazer a diferença na rotina das atividades da planta e explorar todo o potencial da Internet das Coisas (IoT), incluindo sensoriamento de plantio orgânico, monitoramento de áreas, rastreamento de caminhões e comunicação entre equipes, eliminando a necessidade de rádios. Acreditamos que este é o primeiro projeto de uma parceria longeva, e que poderá fazer parte de um portfólio completo de soluções no campo”.
“Há alguns anos, temos o desafio de conectar nossa planta em Tailândia, e felizmente, pudemos contar com a TIM para atender a essa necessidade. Acreditamos que a conectividade irá alavancar a expansão dos negócios e também será decisiva para atender a demanda da inclusão digital de colaboradores e produtores locais. Estamos satisfeitos em ter a TIM como parceira para viabilizar a transformação digital que o campo precisa”, destaca Marcos Costa, Diretor Financeiro da Agropalma.