Nesta sexta-feira (29), às 15h, ocorre a coletiva de balanço da Agrishow 2022 no Auditório da Sala de Imprensa. O encontro será híbrido (presencial e virtual), com transmissão, ao vivo, pela plataforma Zoom.
Os expositores da Agrishow 2022 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que se encerra nesta sexta-feira, dia 29, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, comemoram os bons resultados. Dos tratores gigantes, implementos agrícolas e máquinas menores, passando pelos equipamentos de irrigação, pecuária e construção, chegando aos setores de armazenagem, peças, energia solar, agricultura de precisão e insumos, o cenário é semelhante: prospecção e vendas acima das expectativas.
Na área de Irrigação, as empresas celebram o volume de negócios registrados, como a Irriga Brasil, que espera faturar R$10,5 milhões: R$2,5 milhões em negócios fechados até hoje, sexta-feira (29), e R$8 milhões em transações comerciais que estão prospectadas pelo departamento de vendas da empresa para os próximos meses. Esse volume é 50% maior se comparado à última edição em 2019.
No segmento da pecuária, a estreante a Gelgás espera fechar R$ 5 milhões em vendas. Destes, R$ 3 milhões já acontecerão apenas durante os 5 dias de evento.
As empresas de energia solar compartilham esse otimismo. A PHB Solar está com mais de 150 visitas técnicas pré-agendadas e espera duplicar esse volume até o fim da feira. Já a Dinâmica de São Carlos conta com mais de 200 visitas técnicas agendadas.
No setor de equipamentos para construção, a XCMG Brasil vendeu até quinta-feira (28/04) 220 equipamentos. Segundo Renato Torres, diretor Comercial da empresa, “a previsão é dobrar esse número no pós-feira”, adiantou.
Os números são positivos também na agricultura familiar. “Tínhamos altas expectativas de vendas com a retomada da feira presencial e elas foram superadas em até 40%”, ressaltou Pedro Quevedo, gerente de vendas no Brasil da Husqvarna. “Apostamos em produtos mais tecnológicos e sustentáveis como novidade”.
Um aumento de até 10% na comercialização de tratores e cultivadores motorizados está dentro do balanço parcial da Agritech Lavrare, segundo o coordenador de marketing Cesar Roberto de Oliveira. “As negociações e fechamentos continuam após o encerramento da feira, então esse número deve crescer ainda mais, estamos otimistas”, afirmou.
A Drop, fabricante de máquinas para aplicação de biológicos em soja e outros equipamentos de precisão, comemora o resultado: “vendemos o equivalente a 12% do nosso faturamento anual somente nessa semana de Agrishow”, disse o CEO da empresa de Piracicaba (SP), Franz Arthur Pavlu.
Já a Silomax, especializada em beneficiamento de sementes, ouviu e cadastrou quase 100 produtores para criar seus projetos. “Isso significa que cerca de 35% do nosso faturamento anual vai sair dos negócios iniciados aqui na Agrishow”, disse Wesley de Carvalho, gestor de projetos da empresa.
A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.