Estudo lista 10 oportunidades para quem quer investir em cursos de graduação na área
Com a ameaça de falta de energia vivida no Brasil recentemente e a alta dependência da matriz elétrica do regime de chuvas, as atenções se voltaram às instituições e empresas de energia, que possuem papel fundamental no desenvolvimento do País e na qualidade de vida da população. Estima-se que 200 mil profissionais atuam hoje no mercado de energia, um setor em pleno crescimento e que tem uma alta demanda por profissionais qualificados.
"Há uma demanda pela modernização do setor. Nossa dependência das hidrelétricas é muito grande, pois cerca de 64% de toda energia elétrica advém dessa fonte. Essa modernização não depende apenas de investimentos, mas especialmente requer mão de obra especializada, com competências nas áreas de eficiência energética e fontes renováveis. A ameaça de apagão que sofremos no ano passado apenas confirma essa necessidade", diz o professor do curso de Engenharia Elétrica da Uniderp, Luis Mauro Neder Meneghelli. De olho nessa demanda, o Ministério de Minas e Energia publicou o estudo "Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional".
De acordo com o órgão, o objetivo da publicação é "sistematizar a pesquisa da demanda por formação profissional do setor produtivo e da oferta de qualificação por instituições de ensino, realizando uma análise de matchmaking com foco em ocupações futuras prioritárias na área de energia".
A análise foi realizada baseada em quatro frentes: geração de energias renováveis, redes inteligentes de transmissão e distribuição, mobilidade elétrica, eficiência energética e resposta da demanda. "Para o profissional que almeja entrar nesse setor há requisitos importantes como o conhecimento das transformações e das tendências do mercado de energia. Esse novo perfil exige um maior conhecimento em novos modelos de negócios e gestão energética", avalia o professor. "É um cenário com ótima perspectiva, que possui remuneração atrativa ao profissional. Agora é a hora de investir em conhecimento nessa área e se preparar para colher os frutos. Quem fizer essa decisão não vai se arrepender", conclui.
O estudo listou 10 profissões do futuro e suas formações na área de energia. Confira!
1. Gestor de Regulação e Políticas Públicas (Engenharias, Administração e Direito)
2. Analista, Especialista e Gerente de Inteligência de Mercado (Engenharias e Economia)
3. Especialista de Gestão Energética (Engenharias e Arquitetura)
4. Gerente de Infraestrutura de Recarga e Instalação de Eletropostos (Engenharias: Civil, Elétrica e Automação; e Administração)
5. Consultor de Novos Negócios (Engenharias)
6. Engenheiro Automotivo (Engenharias: Elétrica, Mecânica, Automação e Automotiva)
7. Especialista de Operação de Redes (Engenharias: Elétrica e de Energia)
8. Analista e Gerente de Frotas (Engenharias: Transporte e Civil; e Administração)
9. Analista e Gerente de Projetos (Engenharias: Elétrica, Mecânica e Automação)
10. Desenvolvedor de Aplicações (Engenharias: Elétrica e Automação; e Computação)