Buscando dar retorno às reivindicações da população
sul-mato-grossense, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) se reuniu, nesta
quarta-feira (06), com a Diretoria da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) para tratar sobre a nova licitação para concessão da BR-163
em Mato Grosso do Sul e o impasse da Rumo Logística em Aquidauana.
Sobre a situação da BR-163, a parlamentar vem atuando desde
o início do seu mandato em busca da tão sonhada duplicação da rodovia em MS, visto
que está sendo cobrado pedágio da população, que não recebeu os serviços e
investimentos prometidos pela CCR MSVia, como previa o contrato. Em março do
ano passado, o Governo Federal anunciou a relicitação da concessão da rodovia,
no trecho que corta o Estado.
Durante a reunião desta quarta-feira, a senadora Soraya
cobrou o cronograma para finalização da nova licitação. “Precisamos dar um
retorno à população sul-mato-grossense, que espera por essa duplicação há anos.
Sou cobrada todos os dias por algum usuário da BR-163, e dou razão a eles, pois
pagam por um serviço que não foi entregue”, afirma a parlamentar.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o processo
de relicitação deve ser concluído no primeiro semestre de 2023 para que a nova
concessionária assuma o trecho da BR-163 em MS. A agência afirmou ainda que
está realizando estudos para remodelar os novos contratos de concessão.
“Estamos estabelecendo os incentivos corretos para o cumprimento do cronograma,
com gatilhos para que sejam realizados os investimentos previstos, e requisitos
que deem mais segurança ao contrato, inclusive a situação financeira da
concessionária”, explicou Vitale.
Em reunião realizada em 2020, a ANTT havia adiantado que
estava estudando a possibilidade de inserir nos novos contratos cláusulas que
garantam o cumprimento total do que foi acordado. A senadora Soraya Thronicke
se colocou à disposição para desenvolver, em parceria com a agência e outros
órgãos, propostas legislativas que obriguem o cumprimento de todas as cláusulas
e melhorem os contratos firmados com as concessionárias.
Rumo Logística
Em relação ao impasse entre a Rumo Logística e Aquidauana, a
senadora Soraya Thronicke procurou a ANTT em busca de soluções definitivas
sobre o abandono de um terreno de responsabilidade da empresa no município. Há
cerca de duas semanas, atendendo a um pedido do vereador Reinaldo Kastanha
(União-MS), a parlamentar se reuniu com representantes da Rumo, o prefeito de
Aquidauana, Odilon Ribeiro, e vereadores de Aquidauana para cobrar agilidade da
empresa para resolver a situação que já se arrasta há anos. Na ocasião, a
senadora se comprometeu a entrar em contato com a ANTT para acelerar as
tratativas.
Entre as reivindicações feitas, estão a cessão do barracão
abandonado para uso da Prefeitura de Aquidauana e a criação de duas passagens
de nível, ligando a Rua Sete de Setembro com a Augusto Mascarenhas. Segundo a
ANTT, as demandas em relação à Rumo são relativamente simples de resolver, pois
basta que a empresa protocole o projeto com as solicitações. “Não há
burocracias com a concessionária, pois se trata de um PIT (Projeto de Interesse
de Terceiros). Basta uma mera comunicação à agência para a análise sobre a
aderência às normas técnicas”, explicou o diretor-geral da agência, Rafael
Vitale.
Trevo do DOF
Outra conquista para o Mato Grosso do Sul, que contou com a
ajuda da senadora Soraya Thronicke, será a melhoria do trecho do quilômetro 258
da BR-163, na saída de Dourados para Ponta Porã, mais conhecido como “Trevo do
DOF”. As obras, que devem ser entregues em junho deste ano, fazem parte do
acordo entre a ANTT e a CCR MSVia.
Segundo a parlamentar, que participou de várias reuniões com
a ANTT, a região registrava inúmeros acidentes fatais na rotatória que abrange
a BR-163, a Avenida Coronel Ponciano e a MS-156, sentido parque industrial. “Os
moradores da região de Dourados esperam por essa intervenção desde 2014, quando
a concessionária CCR MSVia assumiu a exploração da rodovia. Essas melhorias vão
solucionar um problema antigo desse trevo, pois se trata de uma via com tráfego
intenso de veículos de passeio e de transporte de cargas, bem como de
bicicletas e até mesmo de pedestres, o que é motivado por bairros populosos nas
proximidades”, reforçou.
Para a senadora Soraya, a ANTT se sensibilizou com a
necessidade da intervenção no “Trevo do DOF” e, por isso, incluiu a obra no Termo
Aditivo ao Contrato de Concessão que foi assinado entre a CCR MSVia e a União.
O aditivo entrou no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da
República, no qual a concessionária ficou obrigada a construir obras públicas
no trecho de sua responsabilidade até que seja relicitado. “A ANTT compartilhou
comigo o esboço de passagem em desnível do Trevo do DOF. A intervenção inclui
um novo pavimento do trevo, o dispositivo em desnível, a ciclovia e a pista de
pedestre, todos sob a responsabilidade da CCR MSVia”, detalhou.