Ipea projeta recuperação da atividade econômica para fevereiro

Ipea projeta recuperação da
Ipea projeta recuperação da
Ipea projeta recuperação da
Ipea projeta recuperação da
Ipea projeta recuperação da
Ipea projeta recuperação da

Previsão é de crescimento de 1,4% na produção industrial, 1,3% no comércio e 1,5% nos serviços

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (30/3), uma análise sobre o desempenho recente dos indicadores mensais de indústria, comércio e serviços em janeiro e fevereiro de 2022. Após encerrar 2021 com crescimento, todos os três setores produtivos apresentaram acomodação no mês de janeiro, período onde houve aumento temporário no contágio da Covid-19. Já para o mês de fevereiro, a previsão da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea é de recuperação.

A previsão para o Monitor do PIB, proxy mensal medida pela Fundação Getúlio Vargas, é de crescimento de 1% na comparação sem efeitos sazonais (devido a altas esperadas para a indústria, comércio e serviços), o que melhora as perspectivas para o resultado do PIB no primeiro trimestre de 2022.

Entre os principais setores produtivos, a indústria segue enfrentando o cenário mais desafiador. Os problemas relacionados às cadeias produtivas globais e os custos elevados dos fretes internacionais seguem sendo importantes entraves ao crescimento da produção. Além disso, enquanto os preços da energia elétrica continuam elevados, a guerra na Ucrânia tem provocado aumento nos preços internacionais do petróleo.

Para o mês de fevereiro, a Dimac estima que a produção industrial avançou 1,4% na comparação sem efeitos sazonais. Esse resultado deve contar com uma contribuição positiva das indústrias extrativas, cuja estimativa é de avanço de 7,5% na margem. Já a indústria de transformação deve registrar alta de 0,8% na mesma comparação. Entre os segmentos, os destaques ficariam por conta da produção de outros equipamentos de transporte (10,6%), e de informática e eletrônicos (7,3%).

Com a rápida melhora do quadro da pandemia de Covid-19 em fevereiro, as previsões do Ipea indicam alta de 1,3% para o resultado do comércio varejista no mês, na série sem efeitos sazonais. Já as vendas no varejo restrito devem avançar 1,2%, na mesma base de comparação.

Os serviços foram o setor que tiveram o melhor desempenho no fim do ano passado e em janeiro deste ano. O setor ficou praticamente estável em janeiro, com recuo de 0,1%, na série livre de efeitos sazonais, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. O resultado interrompeu duas altas consecutivas, período no qual o indicador acumulou uma expansão de 4,7%. Destaca-se ainda crescimento previsto de 4% sobre janeiro para os serviços prestados de informação e comunicação. Na comparação interanual, é esperada uma alta de 10,3% para este segmento.

Acesse a íntegra do estudo.

Foto: Miguel-Angelo-CNI.

Notícias relacionadas
© Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras a partir desta sexta-feira (18)

Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras a partir desta sexta-feira (18)

© Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º

© Receita com exportação de industrializados de MS alcançou US$ 669 milhões em março

Receita com exportação de industrializados de MS alcançou US$ 669 milhões em março

© Mercado reage com otimismo após sinalizações de Trump e Ibovespa fecha em alta

Mercado reage com otimismo após sinalizações de Trump e Ibovespa fecha em alta

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook