Colégio Nacional de Procuradores-Gerais discute modificações em impostos sobre combustíveis

Colégio Nacional de Procurado
Colégio Nacional de Procurado
Colégio Nacional de Procurado
Colégio Nacional de Procurado
Colégio Nacional de Procurado
Colégio Nacional de Procurado

Parecer conclusivo será apresentado ao Fórum de Governadores e funcionará como importante instrumento de decisão sobre as alterações na legislação tributária

​O advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa, participou nesta quinta-feira (24/3), no Rio de Janeiro, do encontro do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). Eles discutiram as propostas do governo federal para modificações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.

O presidente do Conpeg, Rodrigo Maia Rocha, que é procurador-geral do Estado do Maranhão, afirmou que o tema é muito complexo: “Decidimos elaborar um parecer conclusivo que vai ser apresentado no máximo até terça-feira ao Fórum de Governadores para que os Estados tenham subsídios para tomar a decisão se irão buscar ou não alguma medida para se posicionar em relação a esse ato do governo federal através da Lei Complementar 192”.

"O parecer a ser realizado pelo Conpeg será um instrumento importante por oferecer elementos jurídicos que irão ​​​subsidiar a decisão do Fórum dos governadores quanto as propostas do governo federal para modificações da legislação tributária por meio da Lei Complementar 192/2022”, disse o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa.
 
O presidente do Conpeg explicou que estão em jogo perdas grandes de arrecadação para os estados, o que tem preocupado os governadores e os demais secretários de Estado que lidam com a questão orçamentária, como os titulares de Fazenda e Planejamento. 

​​​​​Essa preocupação dos Estados motivou a consulta ao Conpeg, que assessora o Fórum dos Governadores, para buscar alternativas diante da proposta feita pela Lei Complementar aprovada em nível federal.

Foto: Fernando Frazao Agencia Brasil.

Notícias relacionadas
© Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

© Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

© Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

© STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook