Copersucar reduziu em mais de 14% a captação de água na última safra

Copersucar reduziu em mais de
Copersucar reduziu em mais de
Copersucar reduziu em mais de
Copersucar reduziu em mais de
Copersucar reduziu em mais de
Copersucar reduziu em mais de

Circuitos fechados de recirculação, aplicação de águas residuárias na fertirrigação e sistemas de captação da chuva são algumas das soluções que contribuíram com este resultado

A preservação dos recursos hídricos é uma prioridade da Política de Sustentabilidade da Copersucar, sendo que a companhia e suas usinas sócias são comprometidas com o melhor aproveitamento da água, promovendo diversas iniciativas para evitar o desperdício desse bem tão precioso, mas limitado. Na última safra, a Copersucar e as 34 unidades associadas à empresa reduziram em 14% o indicador de captação de água.

O volume retirado de rios e do subsolo passou de 133,7 milhões de m³ para 114,6 milhões de m³ no período de abril de 2020 a março de 2021. Do total consumido, 88,4% foram predominantemente de fontes superficiais e 11,6%, da captação subterrânea. Destaca-se ainda o fato da empresa não realizar captação em área de estresse hídrico e da água absorvida possuir concentração de sólidos totais dissolvidos inferior a um grama por litro.

De acordo com o Analista de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Copersucar, Giorgio Marcial Mendes do Nascimento, os resultados são reflexo dos investimentos em tecnologia, modernização e preservação. “Entre as principais melhorias está o reaproveitamento de água nas usinas. Em algumas delas, foram implementados circuitos-fechados de circulação de água, que reutiliza o recurso hídrico que seria descartado do processo industrial. Após passar por um sistema de resfriamento, a água retorna para o processo de produção. Um exemplo, é a unidade de Nova Londrina da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que, entre 2017 e 2018, reduziu o volume captado em 44%”, explica.

Neste cenário, a Copersucar segue investindo em melhorias para aprimorar ainda mais a utilização dos recursos naturais. Um dos destaques vem das 18 usinas que adotaram práticas que permitem a reutilização de água após o processo industrial, por meio de circuitos fechados ou semifechados de recirculação. Esta melhoria possibilitou o reuso de 875,6 milhões de m³ de água no ano-safra 20/21.

Outro ponto significativo de reaproveitamento do recurso hídrico foi a aplicação de águas residuárias na fertirrigação, onde o líquido é utilizado para irrigar as plantações, evitando perdas. Esta prática adotada por 17 usinas somou 173,5 milhões de m³ de água reutilizada no último período.

No terminal da Copersucar localizado no Porto de Santos, a água pluvial é armazenada em tanques com capacidade para 20 mil litros cada

E para aproveitar ainda mais os recursos naturais, a Copersucar implantou em todos os seus terminais – Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto - um sistema de captação da chuva para reaproveitamento. A água pluvial passa pelos sistemas de drenagem e depois é armazenada em tanques para ser utilizada em atividades de limpeza e jardinagem. O projeto teve início no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos, onde foram instaladas canaletas no telhado de um dos armazéns que destinam a água para dois tanques. O sistema gera uma economia de 800 mil litros por ano.

E muitas vezes, uma simples ideia pode fazer a diferença. Criada por um colaborador do terminal de Ribeirão Preto, uma técnica de reutilização de água dos aparelhos de ar-condicionado, permitiu que recurso que antes era descartado, passasse a ser captado e armazenado para uso nas atividades de limpeza, contribuindo para reduzir o desperdício. A economia chega a 100 mil litros de água por ano.

E foi no terminal de Santos que surgiu outra solução diferenciada. Lá foi desenvolvido o Renova Água, um processo que evita a perda d’água utilizada na manutenção e treinamentos de combate a incêndio. Uma mangueira envia a água da manutenção dos dutos diretamente para o caminhão-tanque. A inovação economizou 96 mil litros por ano.

Notícias relacionadas
© Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

© Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

© Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

© STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook