Encontro foi promovido pelo grupo Filhas do Agro, em parceria com a Pivot Maquinários Agrícolas e Sistemas de Irrigação
Ao longo de pouco mais de um ano de criação, o grupo Filhas do Agro, em sua grande maioria formado por herdeiras de produtores rurais do Noroeste de Minas Gerais, vem promovendo vários eventos e ações que visam empoderar e inserir as mulheres no agronegócio. O último deles foi “Mulheres Conectadas”, realizado no último dia 8 de março, na cidade de Paracatu (MG), em parceria com a Pivot, líder nacional na comercialização de maquinário agrícola e sistemas de irrigação.
Cerca de 40 mulheres, entre produtoras e profissionais do agronegócio, participaram do evento que contou com palestras sobre o tema Irrigação 4.0, ministradas pelo gerente corporativo de irrigação da Pivot, Tiago Villani; o supervisor em Goiás da Lindsay (líder mundial em tecnologias de irrigação), Claudemir Camargo; e o engenheiro agrícola e ambiental e doutor em irrigação, Enoque Silva. “Foi um evento muito bem elaborado, com ótimas palestras e muito enriquecedor para as mulheres ali presentes”, destacou Déborah Cordeiro, atual presidente e uma das fundadoras do grupo Filhas do Agro.
Criado no fim de 2020, o Filhas do Agro reúne, em sua maioria, herdeiras e mulheres de produtores rurais. Idealizado pelas empresárias e produtoras Déborah Cordeiro e Joice Luisa, o grupo surgiu dos questionamento das duas sobre como as mulheres podem também valorizar e honrar o patrimônio e os valores “agro” de seus ancestrais.
“Queremos com esse nosso grupo buscar cada vez mais participação efetiva das mulheres no agronegócio, investindo mais na nossa formação, buscando o conhecimento e nos atualizando em relação às tendências de mercado. Buscamos também ter representatividade em setores políticos, em congressos técnicos e participações em associações e cooperativas ligados ao setor”, afirma Joice.