A produção de soja do Brasil deve atingir 124,6 milhões de toneladas na safra 2021/22, estimou na quinta-feira (17/3) a consultoria Agroconsult com um novo corte em relação aos 125,8 milhões projetados anteriormente após efeitos da seca no Sul.
O resultado, divulgado após avaliação de campo pelo Rally da Safra, representa uma queda de 10,6% quando comparado ao recorde da temporada anterior.
A falta de chuva e altas temperaturas em Estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul pressionou o rendimento nacional das lavouras, e a produtividade médio do país foi estimada em 50,9 sacas por hectare, recuo de 14,1% ante o ciclo anterior.
Em Mato Grosso, principal Estado produtor da oleaginosa, as lavouras precoces tiveram desempenho positivo e o terço final da safra perdeu produtividade por excesso de chuvas, disse a jornalistas o coordenador do Rally, André Debastiani.
Ainda assim, a produtividade da soja mato-grossense deve alcançar 60,7 sacas por hectare, alta de 4,8% sobre o ciclo anterior – contribuindo para amenizar as perdas em outros locais.
Para o milho, a consultoria manteve os números para a segunda safra em 92,2 milhões de toneladas (Reuters, 17/3/22).
Fonte: Brasilagro
Foto: Portal Syngenta