Evento promove competição de startups, Fórum de palestras, atrações musicais e food trucks, no Instituto Biológico
Ao longo deste final de semana, a cidade de São Paulo será a capital da tecnologia e da inovação para o agronegócio, com a realização do AgriFutura, evento que será organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no Instituto Biológico (IB), na capital paulista. O evento terá a participação dos seis Institutos e APTA Regional e contará com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG).
Durante os dois dias serão apresentadas as mais recentes e eficientes soluções sustentáveis para o agronegócio do futuro desenvolvidas para o fortalecimento e crescimento do setor, por meio da exposição, competição e demonstração de produtos elaborados por startups, além do festival gastronômico “Sabores da Roça”, entre outras iniciativas.
A manhã do sábado será marcada pela abertura oficial do evento, às 8h30 e, em seguida, pela realização do Fórum AgriFutura, uma conferência que apresentará as soluções e ações sustentáveis já existentes e as novas oportunidades, identificadas pelos NITs da APTA e trabalhadas pelos Institutos de Pesquisa, posicionando o agronegócio brasileiro nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.
A programação terá início às 10h e no total serão três painéis que destacarão os temas: ecossistemas de inovação no agronegócio, produção sustentável de alimentos frente às mudanças climáticas e inovabilidade. A programação completa já está disponível no site do evento.
Arena especial para startups
O evento terá um foco especial nas startups do agro, as chamadas agtechs, foodtech, biotech e fintechs de todo o Brasil, que movimentam o setor e ditam novas tendências tecnológicas. Com o intuito de dar visibilidade às suas propostas, o festival contará com um espaço destinado à apresentação e exposição dessas inovações, com estandes durante os dois dias.
O AgriFutura promove também uma competição em que as startups terão um espaço na programação para mostrar seus projetos, ideias e produtos, em formato de pitches, para uma banca julgadora, que contará com a participação de diferentes representantes do agro, além de um investidor. A programação completa dos painéis de pitches também está disponível no site do evento.
No total, 101 startups se inscreveram para a competição, divididas em três categorias e 50 foram selecionadas para se apresentarem. A escolhida para a categoria Ideação será premiada com uma mentoria dos Institutos da APTA; a startup vencedora da categoria MVP (Produto Mínimo Viável), que apresentará uma versão simplificada de um produto, receberá uma mentoria do Instituto de Inovação Israelense INNA ImC, em parceria com a APTA. A terceira categoria, Tração e Escala, que tem como objetivo auxiliar a empresa a crescer, terá a oportunidade de participar da imersão ao ecossistema de inovação israelense, em Israel, com a curadoria do INNA, diante da parceria com a APTA.
As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.agrifuturaoficial.com.br.